Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Top 10 farmácias com melhor presença nas redes sociais

Por Sofia Eng

Realizamos um estudo exclusivo para o Portal Panorama Farmacêutico a fim de entender quais farmácias brasileiras melhor estão performando nas redes sociais. 

Para alcançar as Top 10 com melhor presença digital analisamos mais de 100 marcas do setor de varejo farmacêutico catalogadas na Plataforma no período de 01/04/2020 à 01/07/2020.

O período de tempo considerado reflete também os movimentos e estratégias adotados pelas marcas durante a pandemia, momento em que a comunicação através das redes sociais se fez imprescindível.

As top 10 farmácias de destaque são: DrogasilDrogaria Pague MenosDroga RaiaDrogaria São PauloDrogaria AraújoDrogaria PachecoDrogalDrogaria Minas BrasilExtrafarma e Drogaria Venâncio

Na imagem abaixo está o Zeeng Score, um indicador da nossa plataforma que mede a presença digital das marcas tendo em vista as vertentes de Redes Sociais, Web Analytics e Conteúdo Noticioso e comparando com as marcas de cada setor (nesse caso, setor de varejo farmacêutico).

Drogasil, Drogaria Pague Menos e Droga Raia são os players que obtiveram maior nota por presença digital no período analisado.

As 10 marcas somam mais de 1.500 posts no período, o que representa em torno de 17 publicações por dia e praticamente uma a cada 90 minutos e as que mais postaram foram Drogaria Araújo (22,18%), Drogaria Pague Menos (19,61%) e Drogaria Venancio (14,29). 

A rede mais utilizada foi o Facebook, seguido do InstagramTwitter e Youtube.

Conforme mostra a imagem abaixo, entre os mais de 1.5k posts do período em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) os que obtiveram maior engajamento foram para as marcas Drogaria Minas Brasil, Drogasil e Drogal.


Drogaria Minas Brasil alcançou três posições nos Top Posts, sendo todas publicações de sorteios no Instagram.

Dois dos TOP seis posts que obtiveram maior engajamento no Facebook foram da Drogal, amboscom promoções de fraldas para bebês.

Drogasil alcançou três posições nos Top Posts do Facebook, todas as publicações são relacionadas ao Covid-19.

No Instagram as três publicações de maior destaque foram da Drogaria Minas Brasil, todas são sorteios na rede. 
Os dois posts de destaque da Drogaria Venancio também são sorteios.

Dentre os posts em destaque no Twitter, quatro deles são relacionados ao Sleeping Giants e ao boicote de veiculação de anúncios nas Redes Sociais. A publicação que obteve maior engajamento foi da Drogasil.

Drogaria Pague Menos obteve todas as publicações em destaque no Youtube. Dos 172 mil fãs das redes no YouTube, a marca concentra 83% dos seguidores. 

O post com maior engajamento é um quadro sobre Esperança com a participação do Padre Reginaldo Manzotti.

A marca tem postado vídeos diários sobre assuntos relacionados à saúde.

Predominância para o formato de reply (Twitter) e imagens nas estratégias dos players analisados.

Consideramos imagem, vídeo, carrossel, link, nota, status, tweet, retweet e reply na análise de formatos.

As marcas com maior ativo social são Drogaria Pague Menos, Droga Raia e Drogasil somando mais de 1.9 milhões de fãs.

Todas as marcas juntas possuem um ativo social de 3.6 milhões.

A rede que possui mais seguidores das três empresas em destaque é o Facebook.

Abaixo estão os horários nobres de publicação, considerando o Facebook, Instagram e Twitter.

Sofia Eng

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Monitoramento do TikTok no Zeeng Inspire

Além da integração do Inspire no Benchmarking, temos o prazer de anunciar uma melhoria desenvolvida em colaboração com nossos clientes. Diante do crescimento expressivo do TikTok no Brasil e sua crescente relevância nas estratégias de marca, ampliamos as capacidades de monitoramento dessa plataforma, oferecendo acesso a dados completos e relevantes. Essa integração com o TikTok  […]

Criatividade Desbloqueada: O uso da inspiração para a criação de conteúdo

Com certeza em algum momento você já se pegou encarando uma tela em branco, sem ideias e com a mente bloqueada. E o que você pensou em fazer para auxiliar o seu processo criativo? Dar uma caminhada, ouvir uma boa música, ler um livro e buscar referências online, alguns destes, acertei?   Bom, deixa eu te […]

Mapeamento de Presença Digital: Marcas do Agronegócio em 2023

O presente estudo considerou dados públicos do comportamento digital de 279 players do setor de agronegócios, durante o período de 1/1/23 – 30/8/23 e foi apresentado no 15 Congresso do Agro ABMRA. Todos os dados foram extraídos da plataforma Zeeng, organizados com indicadores individualizados de clipping de mídia e das redes sociais monitoradas pela Plataforma. […]

Como descobrir os assuntos do momento nas redes sociais?

Estar sintonizado com os conteúdos em destaque nas redes sociais é essencial para quem busca se destacar e se conectar de maneira autêntica. Acompanhar as tendências do momento não é apenas uma estratégia, é uma porta para a relevância imediata. Ao compreender o que está movimentando as conversas, você entra no centro das discussões e […]

Quem são as maiores estrelas da publicidade no Instagram em 2023!

Durante o período analisado, os Top 10 criadores de conteúdos alcançaram uma incrível média de mais de 640 mil interações em cada #publi no Instagram. Isso é simplesmente impressionante! 🏆 No topo do pódio, temos ninguém menos que a incrível Mirella Santos, conquistando o primeiro lugar com sua incrível capacidade de engajar sua audiência. 🥇 🥈 A […]

Dia da Mídia Social: Aproveitando as tendências das redes sociais em tempo real

Hoje é dia Dia da Mídia Social e não há melhor maneira comemorar do que adquirir conhecimentos valiosos sobre como aproveitar tendências em tempo real. Por isso, estamos apresentando nosso novo e-book: “Redes sociais em tempo real: Estratégias para aproveitar tendências“, um recurso essencial para impulsionar sua estratégia de mídia social neste dia especial e […]

TikTok: o guia definitivo para sua empresa marcar presença

Se você está procurando uma maneira inovadora de alcançar seu público-alvo e se destacar no mercado competitivo atual, não pode ignorar o poder do TikTok. Além disso, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, essa plataforma de mídia social de rápido crescimento oferece uma oportunidade única para as empresas ampliarem sua presença e […]

Super Apps: o que são, seus benefícios e o seu papel no futuro do Twitter

Os Super Apps estão ganhando destaque no mundo da tecnologia, e a recente especulação sobre Elon Musk transformar o Twitter em um deles trouxe muitas dúvidas e curiosidades. Neste artigo, responderemos às principais perguntas sobre esses aplicativos e como eles podem moldar o futuro das redes sociais e dos aplicativos móveis. Prepare-se para desvendar esse […]

Como Perder um Seguidor em 10 Dias

Inspirado no clássico da comédia romântica com Kate Hudson e Matthew McConaughey, montamos nosso próprio manual “Como Perder um Seguidor em 10 Dias“, onde encarnamos a personagem Andie com um propósito muito claro: apresentar quais as práticas que fazem seu seguidor ir embora. Quem nunca assistiu ao filme “Como Perder um Homem em 10 Dias” […]

Google Ads Transparency Center: o que é, como funciona e seus benefícios

O Google Ads Transparency Center é uma iniciativa que visa fornecer informações claras e acessíveis sobre a publicidade exibida em suas plataformas. Incluindo o Google Search, YouTube e Google Ads. Ademais, essa iniciativa permite que os usuários acessem informações detalhadas sobre os anúncios exibidos, como o nome do anunciante, o texto e a imagem do […]
1 2 3 11
cross