No início da Pandemia de Coronavírus no Brasil a Kantar, empresa responsável por diversas pesquisas de mercado, insights e consumo, ao divulgar a 2ª edição do Termômetro de Consumo, alertou o setor de beleza sobre uma possível diminuição de até 21% do uso de itens de perfumaria, higiene e cosméticos no período de isolamento social, consequência de as pessoas não estarem saindo de casa com tanta frequência.
Contrariando as estimativas, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) deu seu parecer ao Portal Meio e Mensagem afirmando que não existe uma ameaça ao setor por conta do Covid-19, salientando ainda que os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos são essenciais para a promoção de autoestima e bem estar. Segundo o Presidente da Abihpec, João Carlos Brasílio: “Esse é o maior trunfo comunicacional e de negócio das empresas do setor”.
Para entender melhor a atuação e o crescimento destas marcas na web, analisamos o Ranking Global e a Porcentagem de visitas oriundas de mecanismos de pesquisa de mais de 150 marcas catalogadas na Plataforma para chegar nas Top 10 em destaque.
A análise considerou o período de 03/05 à 03/06.
O Rank Global de Websites é um sistema de ranqueamento que analisa milhares de sites globais em ordem de popularidade, sendo assim, quanto menor o número da posição, melhor é o ranqueamento do site.
Para medir a popularidade dos websites são considerados diversos indicadores que analisam o tráfego do site, como visitantes únicos e o número de visualizações da página.
Na imagem abaixo estão as Top 10 marcas no Rank Global de Websites do setor de Cosméticos no Brasil, são elas: Avon, Natura, O Boticário, Loccitane, Sephora, Dove, Eudora, Jequiti, MAC e Quem disse, Berenice?
No período analisado a marca Quem disse, Berenice? foi quem mais cresceu no rank, subindo mais de 30k posições. Já a marca Jequiti caiu mais de 30k posições nos últimos 30 dias.
Analisamos ainda quais marcas do setor obtiveram mais visitas em seus websites a partir de mecanismos de pesquisa.
Este resultado é uma porcentagem do total de visitas na página relacionado aos buscadores como Google, Bing, etc.
As marcas em destaque são: Garnier, BeautyColor, Johnson & Johnson, Neutrogena, Tô de Cacho, L’Oreal, TRESemmé, Schwarzkopf, Salon Line e Nivea.
Tão importante quanto entender o comportamento de acesso aos websites das marcas/concorrentes é desenvolver estratégias para atrair a atenção do seu público de interesse que de alguma forma está sendo direcionado para sites competidores, para isso é de suma importância uma estratégia de encontrabilidade equilibrada envolvendo conteúdo relevante, mídia paga, SEO e SEM.
Percebemos que em cenários de imprevisibilidade é imprescindível monitorar e acompanhar de maneira ainda mais intensa tudo que acontece no seu mercado. Muitas vezes o que acontece contraria o que foi previsto de alguma forma e se faz necessário não só acompanhar sua marca e competidores como também se adequar às mudanças, sendo de suma importância um trabalho constante através de ferramentas e tecnologias que auxiliem esse trabalho.
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