O entretenimento e a publicidade já tiveram áreas bem demarcadas, com cada uma ocupando seu próprio espaço distinto nos principais canais de mídia e comunicação.
No entanto, à medida que a ascensão do conteúdo sob demanda e a crescente inserção da digitalização surgem em nossas rotinas, uma transformação é notável, o entretenimento emergindo como meio de capturar a atenção do público.
Hoje, a linha que separa o entretenimento da publicidade tornou-se mais tênue do que nunca, e cada vez mais, as marcas buscam maneiras inovadoras de se conectar com o público através da criação de conteúdo original e autêntico.
E a maneira como consumimos estes conteúdos refletem muito como eles devem ser produzidos e como as marcas estão se adaptando para conquistar a moeda mais disputada do mercado: a atenção do usuário.
Quais são as características de um bom conteúdo?
Um bom conteúdo é uma variante bem pessoal, cada público e lead possui suas preferências baseadas em seus próprios hobbies, personalidade, interesses e outros intermináveis fatores. Porém independente da singularidade de cada público, um bom conteúdo possui uma série de características essenciais que o tornam eficaz e envolvente.
Por isso, reunimos 10 dicas infalíveis para você usar na hora de criar conteúdos nas principais redes sociais:
Conhecer seu público alvo é o alicerce de uma estratégia eficaz nas redes sociais. Isso significa ir além de dados básicos e realmente mergulhar na mente de seus seguidores.
Eles são jovens adolescentes que passam todos os momentos do dia colados ao TikTok e ao Instagram? Ou o seu público é composto de profissionais corporativos que adoram verificar seus e-mails?
Entenda seus interesses, desafios, necessidades e aspirações. Crie personas detalhadas para representar diferentes segmentos de seu público. Quanto mais você souber sobre quem está do outro lado da tela, mais relevante e envolvente será o conteúdo que você cria para eles.
2. Planeje!
Desenvolva um plano de conteúdo bem estruturado para orientar suas postagens. Ter um plano sólido permite que você tenha uma visão clara do que deseja alcançar com seu conteúdo.
Isso inclui a definição de metas, a criação de um cronograma de postagens e a identificação de tópicos e temas relevantes para seu público.
3. Escolha as Plataformas Adequadas
Não é necessário estar em todas as redes sociais, mas é essencial estar naquelas que fazem sentido para seu público e objetivos.
Realize pesquisas para descobrir onde seu público passa mais tempo online e concentre seus esforços nessas plataformas. Seu público curte vídeos curtos e conteúdos rápidos e objetivos ou preferem artigos completos e detalhados?
Cada plataforma tem suas próprias nuances e tipos de público, portanto, escolha com sabedoria. Não dilua seus recursos tentando manter uma presença em todas as redes sociais, otimize seu tempo.
4. Varie os tipos de conteúdo
A monotonia afasta os seguidores, então, diversifique seus tipos de conteúdo.
Use texto, imagens, vídeos, infográficos, enquetes e qualquer formato que faça sentido para sua mensagem. Cada tipo de conteúdo tem seu próprio apelo e pode atingir diferentes partes de seu público. Mantenha seu conteúdo fresco e envolvente para manter seu público interessado.
Utilize datas comemorativas, temas em destaques, assuntos e modelos relevantes ao seu favor!
5. Entenda de SEO
Se você deseja que seu conteúdo seja encontrado nas redes sociais e nos mecanismos de busca, é fundamental entender os princípios básicos de SEO.
Pesquise e identifique as palavras-chave relevantes para seu nicho e incorpore-as em suas postagens, descrições e metatags. A otimização adequada pode melhorar a visibilidade de seu conteúdo e alcançar um público mais amplo.
6. Aprenda com a concorrência
Analise o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais. Observe quais estratégias funcionam para eles e quais não. Isso não significa copiar, mas sim aprender com o que está funcionando para outras marcas em seu nicho.
7. Seja Consistente:
A consistência é a chave para construir e manter uma presença eficaz nas redes sociais. Seus seguidores devem saber quando esperar seu conteúdo. Isso ajuda a construir expectativa e confiança com seu público.
A consistência também é fundamental para manter sua marca na mente de seus seguidores.
8. Acompanhe e Ajuste
Não se esqueça, as métricas são sua bússola nas redes sociais. Use ferramentas de análise para medir o desempenho da criação de conteúdo em suas postagens. Avalie métricas como alcance, engajamento, conversões e muito mais.
Esses números fornecem insights valiosos sobre o que está funcionando e o que precisa ser ajustado em sua estratégia de conteúdo.
Baseado nas métricas que você acompanha, ajuste continuamente sua estratégia. Elimine o que não está gerando resultados e concentre-se nas táticas que estão.
Não tenha medo de experimentar e inovar com base em suas descobertas. O marketing nas redes sociais é dinâmico, e sua estratégia deve evoluir junto com as mudanças no comportamento do público.
9. Encontre e aproveite tendências
As redes sociais são um terreno fértil para tendências em constante mudança. Esteja atento às tendências atuais e explore aquelas que são relevantes para seu público e nicho, utilize ferramentas de monitoramento de mídias sociais como a Zeeng.
Aproveite essas tendências para aumentar sua visibilidade e engajamento. No entanto, seja seletivo e use apenas as tendências do mercado que se alinham com sua marca e mensagem.
10. Seja Autêntico
Por fim, a autenticidade é fundamental para um conteúdo de qualidade. Mostre a personalidade de sua marca e seja genuíno em suas interações.
Não tente ser algo que você não é apenas para atrair seguidores, afinal a verdadeira conexão com o público não é construída apenas por aparências chamativas, mas sim por meio de conteúdo genuíno, útil e envolvente.
As pessoas valorizam a autenticidade e são atraídas por marcas que se mostram reais e humanas. Construa relações autênticas com seu público, e isso se refletirá diretamente em seu sucesso nas redes sociais.
Em conclusão
Ao implementar essas dicas e ajustá-las de acordo com suas necessidades e objetivos, você estará melhor posicionado para se destacar em um ambiente digital cada vez mais desafiador através da produção de conteúdo.
Aproveite esses insights e transforme-os em ações concretas para produzir conteúdo e uma presença sólida e eficaz nas redes sociais através dele.
Use a análise de dados e as estratégias de marketing ao seu favor. Um conteúdo bem produzido é um conteúdo estratégico!