Para quem pensa que a forma como as pessoas enxergam, entendem e percebem determinada marca ou empresa seja algo secundário, uma pesquisa realizada pela AMO Strategic Advisors identificou que cerca de 35% do valor de mercado de uma empresa está ligado à sua reputação. O dado ajuda a mostrar por que saber gerenciar a imagem do negócio é cada vez mais importante para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Saiba mais!
Antes de entrar no processo de gestão de imagem e reputação dos negócios, é importante esclarecer o conceito de marca.
Uma marca não se resume a um logotipo, um nome ou uma identidade visual. É toda uma soma de impressões e experiências despertadas no público ao ter contato com o produto ou serviço dessa empresa. Ou seja, é tudo aquilo que ela representa e desperta nas pessoas a partir de uma soma de atributos intangíveis.
Sendo assim, alguns dos principais elementos que formam uma marca são o seu propósito, valores e posicionamento estratégico, algo cada vez mais valorizado pelo público.
Estudo que avaliou a reputação das maiores corporações que atuam no país, divulgado em setembro deste ano pela InPress Porter Novelli, mostra que 90% dos consumidores confiam mais em uma empresa com propósito.
Entendido o significado da marca é preciso compreender como fazer com que ela tenha uma imagem positiva no mercado.
É aí que entra a gestão de marca, que nada mais é do que desenvolver ações capazes de orientar a percepção das pessoas em relação à marca, destacando os seus pontos fortes ao cliente.
Isso inclui o planejamento estratégico de fatores como posicionamento, identidade visual e forma com que os produtos e/ou serviços são divulgados. O foco aqui é construir, consolidar, gerir e promover a marca, fomentando uma percepção positiva.
Melhorar o entendimento da marca por parte do público ganhou força nos últimos tempos. Isso porque, por meio da internet e das redes sociais, é cada vez mais comum as pessoas compartilharem experiências e avaliações de produtos e serviços como forma de auxiliar a decisão de compra de outros clientes.
Além disso, antes de comprar, é tendência também os consumidores considerarem o posicionamento socioambiental, bem como as ideologias que as marcas defendem.
Uma gestão de marca que consegue tornar a sua reputação coerente com os interesses do público-alvo, tanto no discurso quanto na prática, tem mais chances de fidelizar os seus clientes.
Ainda de acordo com o estudo da InPress Porter Novelli, 76% percebem quando uma empresa age de forma contrária aos valores enquanto 88% preferem comprar marcas que defendem algo maior que produtos e serviços.
Para a construção de uma reputação positiva, algumas práticas comuns devem ser seguidas pela empresa.
1 – Autoconhecimento e análise de concorrentes
É essencial que os gestores conheçam a fundo não só a empresa, mas também os seus concorrentes. Avaliar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças tanto do próprio negócio quanto de quem disputa mercado é parte de uma gestão de marca efetiva.
2 – Conhecimento do público
Não há estratégia que seja eficiente sem entender exatamente o público que consome o produto e/ou serviço de determinada marca. Essas informações são fundamentais para atrair e fidelizar clientes.
3 – Propósito
Como mencionado anteriormente, o público está cada vez mais interessado em saber o propósito seguido por cada marca e, principalmente, se ele é de fato seguido nas práticas da empresa.
4 – Identidade
A identidade, ou seja, a cara, as cores e o tom de voz devem estar alinhados com todas as etapas anteriores e seguem sendo fundamentais na construção da marca.
5 – Consistência
Por fim, independente dos pontos de contato, as impressões que a marca deseja passar ao público precisam se conectar. Além disso, seja no digital ou no físico, as mensagens devem estar alinhadas com o propósito e as práticas da empresa.
Quer monitorar a presença digital da sua marca e dos concorrentes? Acesse aqui.