Hoje vamos falar sobre marketing na Copa do Mundo de Futebol e o poder das ações online para os negócios de diversos setores.
Se a sua empresa não tem a ver com o mundo esportivo, não precisa se preocupar, pois com um pouco de criatividade e conhecimento, é possível usar essa temática para alavancar sua marca.
Por muito tempo discutiu-se sobre a vantagem ou não de se usar temas distantes da área de atuação para fazer marketing digital.
O marketing na Copa do Mundo de Futebol é, com toda a certeza, uma grande chance de impulsionar marcas, mas é algo que cai na discussão mencionada.
Se a empresa não dialoga com campos esportivos, ela pode usar o tema em suas ações online?
Faço parte da linha de pensamento que acredita ser um grande benefício investir nessa tática, mas com um pouco de cuidado.
Por exemplo, o primeiro passo de uma boa estratégia nesse sentido, é procurar por discussões específicas que tenham um nível de comunicação com sua audiência.
Muita gente ainda torce o nariz para essa ação, mas a verdade é que a Copa Do Mundo De Futebol do Catar está em alta, logo, é uma grande oportunidade de impulsionar os negócios.
É possível falar sobre esse assunto e trazer o público para o engajamento, basta ter um plano e segui-lo com atenção.
Estou aqui sugerindo que você deve investir em marketing na Copa Do Mundo, mas também vou te dizer o porquê disso ser vantajoso.
A princípio, devemos levar em consideração que o mundo do esporte, sem exceção, hoje também é regido pela ciência de dados. O futebol, por sua vez, é uma prova de que a recomendação dos algoritmos são poderosas!
Em se tratando de marketing digital, os algoritmos devem ser vistos como algo cujo objetivo é o ganho de vantagem competitiva e também o aumento de desempenho.
O que estou dizendo é que embora possamos prever muitas situações em um campeonato, usar dados estatísticos nos leva a um nível muito maior de assertividade.
Já ouviu falar sobre um caso famoso chamado de “quebra da maldição do bambino”? Ele pode ter fazer entender melhor sobre as vantagens do marketing na Copa do Mundo de Futebol.
Trata-se de um fato ocorrido em 2004, em que o Boston Red Sox, um time de beisebol, deu um basta em um jejum de títulos que durava 86 anos, usando a ciência de dados em sua estratégia.
Decerto, você já observou que muitas marcas conhecidas estão apostando no marketing na Copa há algum tempo. Será que você também pode?
Outra prova que sua marca não precisa ser esportiva para usar essas ações, são as diversas empresas mundialmente conhecidas que fazem isso.
Por exemplo, temos a Brahma que começou o ano em clima de Copa Do Mundo e vem implementando ações que visam aumentar oportunidades com seus consumidores quando o grande dia chegar.
A Brahma não é uma marca de esportes, mas encontrou um ponto em comum com o evento, afinal cerveja e futebol andam bem juntos!
Após o sorteio das seleções, a empresa enviou um kit para nossos adversários com uma cerveja e alguns objetos conhecidos por darem “azar”, por exemplo, um espelho quebrada.
Uma tática de marketing na Copa disfarçada de brincadeira que chamou a atenção dos público e logo o conquistou.
Mas e quem não é grande marca, como pode fazer? O desafio aqui é trabalhar com análise de dados relacionados ao tema.
Isso deve ser feito diariamente e em tempo real para que você possa sair na frente dos concorrentes e aproveitar todas as oportunidades.
No próximo tópico, vou te passar dicas de como começar o quanto antes sua estratégia de marketing na Copa.
Agora, vamos ver alguns passos para se realizar uma estratégia de marketing na Copa que seja eficiente e caiba no seu bolso.
Com o sucesso da Copa do Mundo e seu longo alcance, todos serão inundados com uma quantidade enorme de informações online.
Assim sendo, fica difícil definir quais dados devemos analisar e também, quais KPIs considerar em cada uma dessas análises.
A saída, então, é começar definindo de forma clara os objetivos, acompanhados com metas. Depois, pense em algoritmos e ferramentas.
É difícil trabalhar marketing digital com um nicho do qual não temos muita afinidade, contudo, é perfeitamente possível.
Por exemplo, uma empresa de suplementos alimentares, pode criar sua seleção de produtos campeões e dar-lhes novas embalagens com as cores da seleção.
Além disso, ações como posts em redes sociais discutindo notícias virais sobre a Copa do mudo também ajudam a engajar o público.
Antecipar-se no marketing na Copa do Mundo de Futebol é ter mais chances de destacar-se no mercado e obter sucesso. Desse modo, a dica é começar já!
Um exemplo aqui são as diversas mudanças que já tivemos pelo fato de o evento ser realizado no Catar, de forma atípica, no mês de novembro.
Marketing de conteúdo é fundamental em qualquer tática de marketing, então, não o deixe de fora.
A partir do momento em que você tiver dados que te possibilite encontrar pontos em comum entre seu público e o tema em questão, busque trabalhar com conteúdos relevantes, principalmente nas redes sociais.
O número da procura por serviços de monitoramento de redes sociais vem crescendo muito!
O motivo aqui é que estes ambientes se tornaram valiosos para os negócios, tendo em vista que o público encontra-se conectado neles.
Futebol é um entretenimento e as pessoas adoram falar sobre. Agora, imagine onde elas darão isso quando começar a Copa do Mundo!
Além de usar mais suas redes sociais, é preciso monitorar cada uma delas!
O monitoramento detalhado é a principal etapa para uma boa estratégia de marketing na Copa. Isso porque essa ação vai te dar todos os parâmetros que deve seguir.
Os principais locais online onde podemos obter dados de monitoramento de assuntos da copa são as redes sociais.
Sendo assim, investir nessa tática vai te dizer qual rede traz melhores resultados, quais estratégias usar, como engajar o público e muito mais.