Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Quais são os melhores formatos de conteúdo para publicar nas redes sociais?

Por Marcel Telles

Imagens, vídeos, gifs, posts interativos e muito mais! A variedade de formatos de conteúdo oferece aos criadores inúmeras opções para cativar a audiência e construir conexões significativas. 

Seja você um criador de conteúdo entusiasta das tendências do mercado das mídias sociais como Reels e Shorts, ou até aquele produtor editorial que prefere a consistência dos posts únicos e carrosséis. Os formatos ideais podem maximizar o engajamento e contar uma história única, através de sua marca.

Mas quais deles são os melhores e mais eficazes para publicar nas redes sociais?

Quais são os tipos de formato de conteúdo para redes sociais?

Os formatos nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Tiktok e X (antigo Twitter) se baseiam em imagens e vídeos, refletindo diretamente ao usuário a preferência experiências visuais envolventes e de fácil e rápido consumo:  

Os vídeos são uma forma poderosa de capturar a atenção do público. Podem variar de conteúdos curtos, até as transmissões ao vivo (live) e webinars mais longos. São ideais para contar histórias, mostrar produtos em ação e criar conexões emocionais.

Já diziam que uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? A expressão visual é essencial nas redes sociais: posts, carrosséis do Instagram e os templates do X são um ótimo exemplo disso. 

E quais são os mais utilizados?

Determinar os formatos mais utilizados nas redes sociais é incerto. Eles podem variar dependendo da plataforma, público-alvo, algoritmo, estratégias de conteúdo e tendências que produtores de conteúdo do aplicativo seguem no momento. 

No entanto, as principais redes sociais do momento já tem seus formatos preferidos pelo público, e muitas vezes são reconhecidos e amplamente utilizados pelos usuários justamente por eles: 

Instagram: Vídeos curtos e dinâmicos através do recurso Reels, com ferramentas de edição, estimulando a criatividade e a expressão rápida dos “creators”. Além do Instagram ser referência em imagens, a plataforma permite post de imagem única ou carrosséis, sendo possível inserir de 2 a 10 imagens por publicação. 

TikTok: Vídeos curtos, com média de 30 a 60 segundos. Música integrada, desafios virais, uma plataforma líder para vídeos de entretenimento e tendências.

YouTube: Plataforma para vídeos de maior duração, conteúdo educacional, tutoriais, vlogs e entretenimento mais extenso, entretanto, a plataforma agora também incluiu como recurso o Youtube Shorts, para vídeos mais rápidos. 

Facebook: Misto de vídeos e imagens, com foco em compartilhamento.Diversidade de conteúdo, desde vídeos longos e curtos, até álbuns de imagens.

X (Antigo Twitter): Tweets curtos, com suporte a imagens e GIFs.

Engajamento, interação e algoritmos: Qual formato é melhor? 

Nas redes sociais, a interação do público, como curtidas, comentários e compartilhamentos, são indicadores significativos para as plataformas, a fim de saber quais formatos conteúdos tendem a receber mais visibilidade.

Porém compreender as preferências da sua audiência digital e fornecer conteúdo de qualidade e relevante é fundamental.

Além dos próprios algoritmos das plataformas trabalharem para personalizar os feeds de cada usuário, exibindo conteúdos com base em seu histórico de interações a frequência e consistência são sempre compensados! 

Conclusão 

Se você conhece um pouco sobre estratégia digital deve saber que não há formato certo ou errado, melhor ou pior. O melhor tipo de conteúdo é aquele que conversa com o seu público alvo. 

E na hora da produção de conteúdo é importante, como sempre, avaliar em quais dias e horários suas estratégias de marketing serão levadas em conta, além disso, variar os formatos a fim de descobrir quais são os melhores para cada post e pauta. 

E sabia que você pode descobrir isso com o seu principal concorrente no ambiente digital de forma totalmente gratuita?

Descubra os formatos mais utilizados, dias e horários, posts mais engajados, frequência de postagens e até mesmo insights sobre as estratégias dos seus concorrentes. 
Destaque-se, monitore e inove com o Benchmarking 1:1 da Zeeng.

Marcel Telles

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

20 IAS gratuitas que todo o social media precisa conhecer

O papel das Inteligências Artificiais (IA), suas atualizações e utilizações no cenário digital tornaram-se um pilar fundamental para profissionais de tecnologia, marketing e para os profissionais de monitoramento de mídias sociais, os Social Media. Navegar por esse ecossistema de tecnologia pode ser desafiador e até questionável.  Questionamentos como “os profissionais de social media poderão ser […]

Zeeng Talks – IA: A ameaça ou a oportunidade do marketing?

A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas, e o marketing não é exceção. Muitos profissionais de marketing se perguntam se a IA é uma ameaça ou uma oportunidade para suas estratégias. Nesta edição do Zeeng Talks, debatemos sobre como a IA está moldando o marketing moderno e como […]

10 ferramentas gratuitas que todo social media precisa conhecer

Gerenciar as redes sociais pode parecer uma tarefa simples à primeira vista, mas quem está dentro desse universo sabe que é uma responsabilidade enorme!  Criatividade, análise, organização, produção de conteúdo e uma pitada de habilidades em design são necessárias quando falamos de administrar a persona de uma marca digitalmente. A função de um Social Media […]

Estratégias de SEO: Quais são as estratégias-chave para SEO em 2024?

Com o início de um novo ano, novas tendências e inovações são mais que esperadas, as áreas de consumo, produtos e serviços, análise de dados e criação de conteúdo são as mais atingidas quando falamos de expectativas e inovações. Em um cenário dinâmico de constantes atualizações de algoritmo, impulsionadas pelo crescimento exponencial da inteligência artificial […]

20 anos de Facebook: Ainda é viável monitorar a plataforma em pleno 2024?

Em meio a duas décadas de transformações digitais, o Facebook emergiu como um gigante comunicacional. A plataforma foi vertente para outras redes sociais do momento como o Instagram e o Threads, mantendo sua posição de destaque no cenário digital, ainda nos dias de hoje. Em 20 anos de história, desde da criação de sua tela […]

A cultura analítica no mercado da comunicação: Venha conferir tudo oque rolou no #5 Zeeng Talks

Mais um episódio de Zeeng Talks no ar! Venha conferir um resumão do que rolou no 5° episódio, onde exploramos a Cultura Analítica No Mercado Da Comunicação.  O Zeeng Talks é o nosso programa mensal no formato de LIVES, desenvolvido com o intuito de trazer especialistas de diferentes áreas da Comunicação, Marketing e do Universo […]

Zeeng Talks – A cultura analítica no mercado da comunicação

Se você trabalha no mercado da comunicação, já deve ter ouvido falar sobre a importância da análise de dados. Mas o que exatamente é a cultura analítica e como ela se aplica ao nosso setor? No mundo cada vez mais digital em que vivemos, a quantidade de dados disponíveis é imensa. Desde métricas de redes […]

Benchmarking na criação de conteúdo: como e por que fazer?

De um feed organizado de uma influenciadora de moda no Instagram a um canal do YouTube dedicado a jogos online, os elementos visuais e comunicacionais precisam ser levados em conta quando pensamos em estratégias e planejamento de conteúdo. A produção de conteúdo exige uma coreografia, é um desafio constante, e a busca pela excelência muitas […]

A importância do benchmarking no planejamento de comunicação em 2024

2024 já chegou e um novo ano requer um novo planejamento, especialmente na área de comunicação. Em um setor primordial em qualquer empresa e em constante mudança e evolução de acordo com as tendências do mercado, precisamos estar sempre atentos e preparados para as datas festivas, grandes lançamentos do ano de produtos e serviços, updates […]

Mar aberto ou lago aberto: qual a melhor forma de monitorar as redes sociais?

Acredite ou não, a prática do Social Listening existe desde os primórdios das redes sociais.  Em 2004, o Orkut foi lançado ao mundo como uma simples plataforma de interação, milhões de usuários ativos da época se reuniam em grupos fechados na plataforma para discutir entre gostos pessoais e interesses semelhantes, as famosas “comunidades”. Com toda […]
1 2 3 18
cross