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Quais são os melhores formatos de conteúdo para publicar nas redes sociais?

Por Marcel Telles

Imagens, vídeos, gifs, posts interativos e muito mais! A variedade de formatos de conteúdo oferece aos criadores inúmeras opções para cativar a audiência e construir conexões significativas. 

Seja você um criador de conteúdo entusiasta das tendências do mercado das mídias sociais como Reels e Shorts, ou até aquele produtor editorial que prefere a consistência dos posts únicos e carrosséis. Os formatos ideais podem maximizar o engajamento e contar uma história única, através de sua marca.

Mas quais deles são os melhores e mais eficazes para publicar nas redes sociais?

Quais são os tipos de formato de conteúdo para redes sociais?

Os formatos nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Tiktok e X (antigo Twitter) se baseiam em imagens e vídeos, refletindo diretamente ao usuário a preferência experiências visuais envolventes e de fácil e rápido consumo:  

Os vídeos são uma forma poderosa de capturar a atenção do público. Podem variar de conteúdos curtos, até as transmissões ao vivo (live) e webinars mais longos. São ideais para contar histórias, mostrar produtos em ação e criar conexões emocionais.

Já diziam que uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? A expressão visual é essencial nas redes sociais: posts, carrosséis do Instagram e os templates do X são um ótimo exemplo disso. 

E quais são os mais utilizados?

Determinar os formatos mais utilizados nas redes sociais é incerto. Eles podem variar dependendo da plataforma, público-alvo, algoritmo, estratégias de conteúdo e tendências que produtores de conteúdo do aplicativo seguem no momento. 

No entanto, as principais redes sociais do momento já tem seus formatos preferidos pelo público, e muitas vezes são reconhecidos e amplamente utilizados pelos usuários justamente por eles: 

Instagram: Vídeos curtos e dinâmicos através do recurso Reels, com ferramentas de edição, estimulando a criatividade e a expressão rápida dos “creators”. Além do Instagram ser referência em imagens, a plataforma permite post de imagem única ou carrosséis, sendo possível inserir de 2 a 10 imagens por publicação. 

TikTok: Vídeos curtos, com média de 30 a 60 segundos. Música integrada, desafios virais, uma plataforma líder para vídeos de entretenimento e tendências.

YouTube: Plataforma para vídeos de maior duração, conteúdo educacional, tutoriais, vlogs e entretenimento mais extenso, entretanto, a plataforma agora também incluiu como recurso o Youtube Shorts, para vídeos mais rápidos. 

Facebook: Misto de vídeos e imagens, com foco em compartilhamento.Diversidade de conteúdo, desde vídeos longos e curtos, até álbuns de imagens.

X (Antigo Twitter): Tweets curtos, com suporte a imagens e GIFs.

Engajamento, interação e algoritmos: Qual formato é melhor? 

Nas redes sociais, a interação do público, como curtidas, comentários e compartilhamentos, são indicadores significativos para as plataformas, a fim de saber quais formatos conteúdos tendem a receber mais visibilidade.

Porém compreender as preferências da sua audiência digital e fornecer conteúdo de qualidade e relevante é fundamental.

Além dos próprios algoritmos das plataformas trabalharem para personalizar os feeds de cada usuário, exibindo conteúdos com base em seu histórico de interações a frequência e consistência são sempre compensados! 

Conclusão 

Se você conhece um pouco sobre estratégia digital deve saber que não há formato certo ou errado, melhor ou pior. O melhor tipo de conteúdo é aquele que conversa com o seu público alvo. 

E na hora da produção de conteúdo é importante, como sempre, avaliar em quais dias e horários suas estratégias de marketing serão levadas em conta, além disso, variar os formatos a fim de descobrir quais são os melhores para cada post e pauta. 

E sabia que você pode descobrir isso com o seu principal concorrente no ambiente digital de forma totalmente gratuita?

Descubra os formatos mais utilizados, dias e horários, posts mais engajados, frequência de postagens e até mesmo insights sobre as estratégias dos seus concorrentes. 
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Marcel Telles

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