Conhecer as redes sociais mais usadas no Brasil pelas marcas é o primeiro passo para imprimir sua identidade na internet e crescer seu negócio.
Por certo, você já sabe disso, mas o que ainda não te disseram é que nem todas estas mídias vão trazer benefícios à sua empresa.
Não é somente sair por aí criando perfis comerciais nas mídias sociais e investindo em marketing de conteúdo. Você pode oferecer o melhor conteúdo, mas se estiver no local errado, tudo será em vão.
Esse é o motivo pelo qual muita gente aposta tudo nessa ação, coloca em prática o que é preciso, mas nada acontece.
Sendo assim, é de extrema importância saber em quais locais online se fazer presente. Isso porque o objetivo é falar com o público, então, qual a vantagem de estar em um lugar onde ele não está?
Mas como saber se devo criar um perfil no Instagram, Facebook, YouTube, Messenger, etc.?
Bem… A seguir, vamos te mostrar quais são as redes sociais mais usadas no Brasil pelas empresas e também por quais motivos você deve usá-las.
Antes de te apresentar as redes sociais mais usadas no Brasil por empresas, creio que seja importante entender seu sistema.
No geral, as redes sociais são sites criados com o objetivo de promover e facilitar o compartilhamento entre pessoas na internet.
Como nem tudo na vida segue o curso que queremos, inclusive em ambientes digitais, essa função se estendeu.
Com o passar dos anos, as empresas foram percebendo que estes locais também eram ideais para falar com o público. Em suma, é possível:
Só em ler estas possibilidades os olhos brilham, não é mesmo? No entanto, isso é só o começo.
Além de todas essas funções, as marcas podem usar as redes sociais para ações muito mais importantes. Por exemplo, para estreitar a relação com o público e clientes em potencial.
Uma das melhores formas de aumentar as vendas, se não, a melhor, é falar a língua do público, trazê-lo para perto.
Desse modo, interagir com as pessoas, responder às suas dúvidas, dar dicas e fazer com que elas se sintam parte do negócio é essencial.
Quer saber qual o melhor caminho para isso? Acredite! As mídias sociais são os ambientes ideais.
Os meios usados para atingir estes objetivos são a postagem de fotos, vídeos, lives, anúncios e muito mais.
Quando os criadores perceberam que as marcas estavam dominando estes ambientes, também tiveram uma mudança de postura. A partir daí foram criadas ferramentas para facilitar os negócios.
Por fim, hoje, temos como falar com as pessoas sobre negócios de forma orgânica e através dos links patrocinados, mas devemos fazer com planejamento.
A primeira parte de um plano de ações nas mídias sociais é definir em quais locais trabalhar. Para isso a dica é correr atrás dos seus clientes.
Criadas para melhorar o nível de socialização na internet, estes canais já não se limitam mais a isso. Saber quais são as redes sociais mais usadas no Brasil pelas marcas vai te elevar ao próximo nível.
Então, vejamos, a seguir, quais são as redes sociais mais usadas em nosso país.
O Instagram é uma mídia com foco principal no compartilhamento de fotos. No entanto, hoje os vídeos também são um ponto forte.
Com 1,4 bilhões de usuários ativos e, segundo dados de pesquisas recentes, 110 milhões no Brasil, não podemos desconsiderá-lo.
São 47% dos brasileiros conectados nessa rede, sendo assim, mesmo ocupando o terceiro lugar nesse ranking, muitas empresas podem se beneficiar com ela.
Em tese, nem todos consideram o Messenger como uma rede social, mas embora seja um app de mensagens, também interagimos de muitas formas por lá.
Nessa lista, o Messenger ocupa o quarto lugar e é mais usado para tirar dúvidas e encaminhar até um site de vendas.
O YouTube, nossa popular rede de compartilhamento de vídeos, é, sem dúvida, um ótimo lugar para as empresas.
Temos aqui mais de 2 bilhões de usuários ativos. Da mesma forma que a mídia anterior, há quem não a veja como rede social.
O importante é que as marcas estão usando e obtendo ótimos resultados, tanto que o mesmo ocupa o segundo lugar no nosso ranking.
Desde 2020 no primeiro lugar, o ilustre Facebook ainda é a rede social mais acessada no Brasil.
Dentre os quase 3 bilhões de usuários, o espaço conta com 130 milhões de brasileiros ativos.
Estas são as redes sociais mais usadas no Brasil em 2021 e 2022, mas como saber em quais sua empresa deve estar? Monitorando seus concorrentes.
A maneira mais simples, objetiva e assertiva de saber onde está seu público é buscando empresas do seu ramo que fazem sucesso.
Em resumo, se uma grande marca de confecções masculinas está indo bem no Instagram é porque esse público está lá.
Sendo assim, empresas desse setor, devem buscar dados sobre como a mesma está atuando, quais são as ações, etc.
O resultado dessa estratégia é garantido, mas não se engane, a tarefa não é nada simples.
A priori, você precisa trabalhar com dashboards, mas analisar estes dados é algo que só profissionais conseguem fazer.
Olhar um banco de dados tão extenso e retirar tudo aquilo que é importante para criar estratégias eficazes demanda experiência.
Sendo assim, se não quiser perder tempo, minha sugestão é que você procure opções como a Zeeng uma plataforma all-in-one que faz todo esse serviço por você. Tudo online e fácil de usar.
Com ela podemos ter informações sobre a própria marca e também dos principais concorrentes.
Assim, dentre outras coisas reduzimos os gastos, tendo em vista que vamos investir em ações com resultados comprovados. Agora que você já sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil pelas marcas, que tal fazer uma análise competitiva para crescer sua empresa? Entre em contato pelo WhatsApp da Zeeng.