Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Benchmarking na criação de conteúdo: como e por que fazer?

Por Marcel Telles

De um feed organizado de uma influenciadora de moda no Instagram a um canal do YouTube dedicado a jogos online, os elementos visuais e comunicacionais precisam ser levados em conta quando pensamos em estratégias e planejamento de conteúdo.

A produção de conteúdo exige uma coreografia, é um desafio constante, e a busca pela excelência muitas vezes se depara com obstáculos que demandam soluções inovadoras. Um desses obstáculos é justamente a atenção do público que apesar de ser recurso muito disputado, exige a qualidade e eficácia do conteúdo para capturar e reter audiência. 

Ou seja, não basta só produzir o conteúdo, mas também garantir sua qualidade

E é nesse contexto que o benchmarking surge como uma ferramenta valiosa para a sua estratégia de criação. Ao observar e aprender com as práticas, planejamentos e estratégias bem-sucedidas de seus concorrentes, aprimorar suas abordagens e elevar o nível de sua produção de conteúdo fica bem mais fácil! 

Mas como incluí-lo na minha estratégia de conteúdo? 

Identificação de Concorrentes e Referências: Liste empresas do seu setor e referências que se destacam na criação de conteúdo e explore diferentes setores para insights inovadores.

Análise de Conteúdo: Estude os conteúdos mais populares de seus concorrentes e referências, avalie formatos, abordagens, e a linguagem utilizada.

Avaliação de Estratégias de SEO: Análise das estratégias de SEO dos concorrentes, como palavras-chave e backlinks e assim Identifique oportunidades para otimizar seu próprio conteúdo.

Observação nas Redes Sociais: Acompanhe a presença nas principais redes sociais dos seus concorrentes e analise tipos de conteúdo, frequência de postagem e interação.

Monitoramento de Métricas: Utilize ferramentas de monitoramento analíticas para medir o desempenho de suas publicações. Compare métricas como taxa de cliques, compartilhamentos e conversões.

Adaptação e Implementação: Utilize insights obtidos para adaptar e aprimorar sua estratégia de conteúdo, implemente mudanças com base nas melhores práticas identificadas.

E por que devo confiar a minha estratégia de conteúdo no Benchmarking? 

Incluir o benchmarking competitivo na sua estratégia de conteúdo não apenas oferece uma visão abrangente e valiosa do cenário atual das principais tendências do mercado, mas também impulsiona a inovação constante da sua marca:

Inspiração e Inovação: O Benchmarking proporciona insights para inovar e criar conteúdo de qualidade e inspirador, então evite ao máximo a estagnação, mantendo sua estratégia atualizada e relevante.

Eficiência e Otimização de Recursos: Evite erros ao aprender com a experiência de terceiros.Otimize recursos direcionando esforços para práticas relevantes e comprovadamente eficazes, como monitoramento de mídias sociais e análise de dados.

Competitividade Sustentável: Mantenha-se sempre atualizado com as principais tendências e estratégias dos concorrentes, produtos e serviços. Isso permite adaptação rápida às mudanças, mantendo-se à frente da concorrência.

Conhecimento Aprofundado do Público: Analise estratégias bem-sucedidas que são relevantes para o público, facilitando a personalização do conteúdo para atender às expectativas do seu público-alvo.

Resultados Mensuráveis: Utilize métricas de desempenho comparativas, mensure o impacto real das mudanças implementadas com base no benchmarking.

Manter-se relevante no Mercado: Acompanhar as práticas bem-sucedidas é crucial para permanecer relevante. Garanta que sua estratégia evolua com as demandas e expectativas em constante mudança.

Ao entender o que funciona para outros, concorrentes, ou não,  você pode ajustar sua abordagem, melhorar continuamente e se destacar em um ambiente digital cada vez mais dinâmico.

Benchmarking 1:1 – Compare a sua performance de marketing com a do seu concorrente

Não há como negar o poder que a produção de conteúdo tem para as marcas. Cada postagem, imagem ou vídeo representa uma oportunidade única de se conectar com o público e fortalecer sua presença digital. 
E com o Benchmarking 1:1 da Zeeng, desvendar a estratégia de seus concorrentes no ambiente digital e criar um planejamento de conteúdo eficaz torna-se uma tarefa descomplicada e praticamente instantânea.

Abrangendo desde a frequência de postagens nas principais redes sociais, formatos mais utilizados, posts mais envolventes, conteúdos noticiosos relevantes e até mesmo os dias e horários que as publicações atingiram seus maiores picos de desempenho.

Crie conteúdo de qualidade e saia na frente da concorrência com o Benchmarking 1:1 da Zeeng!

Marcel Telles

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

20 IAS gratuitas que todo o social media precisa conhecer

O papel das Inteligências Artificiais (IA), suas atualizações e utilizações no cenário digital tornaram-se um pilar fundamental para profissionais de tecnologia, marketing e para os profissionais de monitoramento de mídias sociais, os Social Media. Navegar por esse ecossistema de tecnologia pode ser desafiador e até questionável.  Questionamentos como “os profissionais de social media poderão ser […]

Zeeng Talks – IA: A ameaça ou a oportunidade do marketing?

A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas, e o marketing não é exceção. Muitos profissionais de marketing se perguntam se a IA é uma ameaça ou uma oportunidade para suas estratégias. Nesta edição do Zeeng Talks, debatemos sobre como a IA está moldando o marketing moderno e como […]

10 ferramentas gratuitas que todo social media precisa conhecer

Gerenciar as redes sociais pode parecer uma tarefa simples à primeira vista, mas quem está dentro desse universo sabe que é uma responsabilidade enorme!  Criatividade, análise, organização, produção de conteúdo e uma pitada de habilidades em design são necessárias quando falamos de administrar a persona de uma marca digitalmente. A função de um Social Media […]

Estratégias de SEO: Quais são as estratégias-chave para SEO em 2024?

Com o início de um novo ano, novas tendências e inovações são mais que esperadas, as áreas de consumo, produtos e serviços, análise de dados e criação de conteúdo são as mais atingidas quando falamos de expectativas e inovações. Em um cenário dinâmico de constantes atualizações de algoritmo, impulsionadas pelo crescimento exponencial da inteligência artificial […]

20 anos de Facebook: Ainda é viável monitorar a plataforma em pleno 2024?

Em meio a duas décadas de transformações digitais, o Facebook emergiu como um gigante comunicacional. A plataforma foi vertente para outras redes sociais do momento como o Instagram e o Threads, mantendo sua posição de destaque no cenário digital, ainda nos dias de hoje. Em 20 anos de história, desde da criação de sua tela […]

A cultura analítica no mercado da comunicação: Venha conferir tudo oque rolou no #5 Zeeng Talks

Mais um episódio de Zeeng Talks no ar! Venha conferir um resumão do que rolou no 5° episódio, onde exploramos a Cultura Analítica No Mercado Da Comunicação.  O Zeeng Talks é o nosso programa mensal no formato de LIVES, desenvolvido com o intuito de trazer especialistas de diferentes áreas da Comunicação, Marketing e do Universo […]

Zeeng Talks – A cultura analítica no mercado da comunicação

Se você trabalha no mercado da comunicação, já deve ter ouvido falar sobre a importância da análise de dados. Mas o que exatamente é a cultura analítica e como ela se aplica ao nosso setor? No mundo cada vez mais digital em que vivemos, a quantidade de dados disponíveis é imensa. Desde métricas de redes […]

A importância do benchmarking no planejamento de comunicação em 2024

2024 já chegou e um novo ano requer um novo planejamento, especialmente na área de comunicação. Em um setor primordial em qualquer empresa e em constante mudança e evolução de acordo com as tendências do mercado, precisamos estar sempre atentos e preparados para as datas festivas, grandes lançamentos do ano de produtos e serviços, updates […]

Mar aberto ou lago aberto: qual a melhor forma de monitorar as redes sociais?

Acredite ou não, a prática do Social Listening existe desde os primórdios das redes sociais.  Em 2004, o Orkut foi lançado ao mundo como uma simples plataforma de interação, milhões de usuários ativos da época se reuniam em grupos fechados na plataforma para discutir entre gostos pessoais e interesses semelhantes, as famosas “comunidades”. Com toda […]

Quais são os melhores dias e horários para publicar nas redes sociais?

Estar sempre presente no ambiente digital é crucial para o sucesso de qualquer marca nos dias atuais.  A era digital transformou a maneira como as empresas se conectam com seu público-alvo, tornando a presença online uma ferramenta indispensável, seu público pode até não estar em todas nas principais redes sociais, 24 horas por dia, 7 […]
1 2 3 18
cross