Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Como utilizar a Query para obter buscas certeiras no Zeeng Inspire?

Por Zeeng

Os comandos de busca ajudam o usuário a realizar pesquisas dentro da Zeeng com maior precisão, o que pode simplificar o processo de tagueamento e ajudar a dimensionar com maior assertividade resultados de qualquer pesquisa.

Quanto mais incrementos na Query sua busca tiver, mais precisos serão os resultados.

Porém, a utilização dos comandos Query são apenas para refinar suas pesquisas, e não são obrigatórios nas pesquisas dentro da Zeeng.

Quando utilizar comandos Query?

Suponha que, ao realizar uma pesquisa sobre a cidade de Porto Alegre, o usuário escreva apenas o nome da capital, sem utilizar nenhum comando Query para seu auxílio. 

Esta busca retornará, além dos resultados que envolvem a cidade de Porto Alegre, qualquer outra publicação que cite as palavras “Porto” e “Alegre”, ou seja, trará muito lixo e isso pode atrapalhar o consumo de conteúdos sobre o interesse principal, que é “Porto Alegre”.

Utilização de aspas

Para uma pesquisa envolvendo duas ou mais palavras na mesma sentença, como no exemplo de Porto Alegre, a utilização de aspas é eficiente e, muitas vezes, o único comando Query necessário para uma busca mais refinada.

Assim, ao pesquisar sobre a cidade, o usuário deve pesquisar por “Porto Alegre”, retornando resultados que envolvam apenas as duas palavras juntas no conteúdo pesquisado.

Como vemos nos exemplos acima, a utilização de aspas nos termos de pesquisas nos leva a resultados muito mais precisos, filtrando resultados genéricos como Mocidade Alegre ou Porto Real.

Utilização do termo AND

Com o termo AND, é possível realizar buscas que associam duas ou mais palavras dentro do conteúdo pesquisado.

Podemos realizar a busca “Zeeng” AND (“tecnologia” OR “Porto Alegre”), por exemplo, para que sejam retornados conteúdos que associam os três termos entre aspas, independente de sua ordem dentro do conteúdo.

Como visto no exemplo acima, a expressão criada utilizando o comando Query AND irá proporcionar uma busca mais refinada de conteúdos.

Importante: o termo AND filtra os resultados da busca, retornando menos conteúdos correspondentes.

Utilização do termo OR

O termo OR ajudará a trazer conteúdos que tenham uma ou outra sentença correspondente, sem necessidade de associação.

Por exemplo, se realizarmos uma busca com a expressão “Zeeng” OR ”tecnologia”, receberemos todos os conteúdos que contém a palavra Zeeng ou a palavra tecnologia, sem estarem necessariamente associadas no mesmo conteúdo.

A expressão do exemplo irá trazer um montante de conteúdos, pois traz qualquer matéria que mencione “tecnologia”  ou “Zeeng”.

Diferente da expressão AND, que filtra resultados, a expressão OR amplia o retorno de pesquisas.

Negativação de palavras com o termo NOT

A utilização do termo NOT em suas pesquisas ajudam o usuário a negativar palavras que não são interessantes em seus resultados.

Por exemplo, se quisermos conteúdos que falem da Zeeng, mas não falem de tecnologia, podemos utilizar a expressão “Zeeng” NOT ”tecnologia”.

Nos exemplos acima, a busca irá retornar resultados que tratam da Zeeng sem mencionar a palavra “tecnologia”, que foi negativada.

É importante destacar que o termo NOT negativa todas as expressões que venham à sua direita, sendo possível juntar expressões com a utilização dos termos OR ou AND.

Assim, caso o usuário queira buscar conteúdos sobre a Zeeng, relacionando a empresa com a palavra “tecnologia”, e que não mencione os termos “Porto Alegre” ou “farmácia”, realizamos a expressão:

“Zeeng” AND “tecnologia” NOT (“Porto Alegre” OR “farmacia”).

Dessa forma, a linguagem Query pode ser utilizada para criar expressões cada vez mais específicas ou cada vez mais amplas, dependendo apenas da intenção do usuário.

 

Zeeng

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Média de Visualizações Youtube

Este indicador mostra a média de visualizações dos posts durante o período selecionado, proporcionando uma visão clara do alcance das suas publicações ao longo do tempo. Você pode analisar a média de visualizações do Youtube no relatório comparativo de marcas. Acesse a opção do menu lateral Relatórios > Comparativo de Marcas. Clique em Novo Selecione […]

Notícias: Marcas Monitoradas

A plataforma Benchmarking permite que, além do monitoramento das redes sociais, você também consiga visualizar o que está sendo publicado em jornais impressos, digitais e blogs. Na opção “Marcas Monitoradas”, você poderá consultar todo o conteúdo das fontes que estão na nossa base e que estiver relacionado às marcas monitoradas no momento. Como faço para […]

Relatório Comparativo de Marcas

O Relatório Comparativo de Marcas foi criado com o objetivo de facilitar análises das marcas monitoradas por você, nesse relatório você poderá comparar as Redes Sócias, Notícias e Informações do Zeeng Score. O que deve ser feito para gerar novos relatórios?  Acesse a opção do menu lateral Relatórios > Comparativo de Marcas  Ao abrir o […]

O impacto das mudanças do Google Analytics (GA4) no Zeeng Score!

Como já sabemos, não é nenhuma novidade a mudança anunciada pela Google em 2019: a próxima geração do Google Analytics, o Google Analytics 4. Nos últimos meses, temos acompanhado e testado diversas variáveis relacionadas a essa atualização. Chegamos à conclusão de que a mudança é significativa e não apenas afeta a apresentação de novas métricas, […]

Zeeng Inspire

O Zeeng Inspire é o produto perfeito para quem busca estruturar estratégias de comunicação, servindo como uma ferramenta de buscas inspiracionais no ambiente digital. Com ele, é possível compreender o que anda chamando mais atenção nas Redes Sociais e Notícias. Nas redes sociais, as publicações podem ser filtradas de acordo com o interesse de pesquisa […]

Como obter e utilizar a API da Zeeng

Vantagens de utilizar nossa API Nas plataformas da Zeeng, buscamos democratizar o acesso a informações para o maior número de pessoas, priorizando em nossa plataforma dados que deem uma visão geral dos indicadores contratados pelo usuário. Com a API, entregamos uma versão simplificada dos mesmos dados disponíveis na ferramenta, podendo ser integrado aos principais programas […]

Como criar um relatório compartilhável com o Zeeng One?

Criar relatórios compartilháveis ajudará o usuário a extrair informações que considera importante para outras pessoas, podendo escrever suas considerações e abrindo espaço para comentários de terceiros, otimizando seu trabalho e juntando informações importantes em um único espaço. Ao visualizar o perfil da marca no Zeeng One, estará disponível a opção de criar relatórios e lista […]

Como monitorar hashtags do Instagram com o Zeeng One?

Monitoramento de Hashtags já cadastradas no Instagram Monitorar publicações com hashtags de seu interesse em tempo real é a melhor forma de acompanhar as movimentações sobre o assunto. Ao cadastrar hashtags, novas publicações que as contenham em suas legendas aparecerão na aba de “Menções” do Instagram, com acesso disponível dentro do monitoramento da rede no […]

Como realizar buscas utilizando o Zeeng Inspire? 

Buscas em Redes Sociais Ao acessar sua conta no Zeeng Inspire, sua primeira tela será a aba de Redes Sociais, com o Facebook pré-selecionado. Se desejar realizar pesquisas em outras redes, basta selecionar a partir do cabeçalho em destaque: Como utilizar a ferramenta de buscas em Redes Sociais da Zeeng? Ter o domínio pleno da […]

Conectando Zeeng com Google Planilhas

Para cadastrar a API no Google Planilhas é necessário acesso aos seguintes itens: – Chave da API da Zeeng– Link da Documentação da API– Planilha do Google Passo-a-passo: Create a new Google Spreadsheet. Click on Tools -> Script Editor. Click Create script for Spreadsheet. Delete the placeholder content and paste the code from this script. Rename […]
1 2 3 8
cross