Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Como utilizar a Query para obter buscas certeiras no Zeeng Inspire?

Por Amanda Barboza

Os comandos de busca ajudam o usuário a realizar pesquisas dentro da Zeeng com maior precisão, o que pode simplificar o processo de tagueamento e ajudar a dimensionar com maior assertividade resultados de qualquer pesquisa.

Quanto mais incrementos na Query sua busca tiver, mais precisos serão os resultados.

Porém, a utilização dos comandos Query são apenas para refinar suas pesquisas, e não são obrigatórios nas pesquisas dentro da Zeeng.

Quando utilizar comandos Query?

Suponha que, ao realizar uma pesquisa sobre a cidade de Porto Alegre, o usuário escreva apenas o nome da capital, sem utilizar nenhum comando Query para seu auxílio. 

Esta busca retornará, além dos resultados que envolvem a cidade de Porto Alegre, qualquer outra publicação que cite as palavras “Porto” e “Alegre”, ou seja, trará muito lixo e isso pode atrapalhar o consumo de conteúdos sobre o interesse principal, que é “Porto Alegre”.

Utilização de aspas

Para uma pesquisa envolvendo duas ou mais palavras na mesma sentença, como no exemplo de Porto Alegre, a utilização de aspas é eficiente e, muitas vezes, o único comando Query necessário para uma busca mais refinada.

Assim, ao pesquisar sobre a cidade, o usuário deve pesquisar por “Porto Alegre”, retornando resultados que envolvam apenas as duas palavras juntas no conteúdo pesquisado.

Como vemos nos exemplos acima, a utilização de aspas nos termos de pesquisas nos leva a resultados muito mais precisos, filtrando resultados genéricos como Mocidade Alegre ou Porto Real.

Utilização do termo AND

Com o termo AND, é possível realizar buscas que associam duas ou mais palavras dentro do conteúdo pesquisado.

Podemos realizar a busca “Zeeng” AND (“tecnologia” OR “Porto Alegre”), por exemplo, para que sejam retornados conteúdos que associam os três termos entre aspas, independente de sua ordem dentro do conteúdo.

Como visto no exemplo acima, a expressão criada utilizando o comando Query AND proporcionou uma busca mais refinada de conteúdos.

Importante lembrar que o termo AND filtra os resultados da busca, retornando menos conteúdos correspondentes.

Utilização do termo OR

O termo OR ajudará a trazer conteúdos que tenham uma ou outra sentença correspondente, sem necessidade de associação.

Por exemplo, se realizarmos uma busca com a expressão “Zeeng” OR ”tecnologia”, receberemos todos os conteúdos que contém a palavra Zeeng ou a palavra tecnologia, sem estarem necessariamente associadas no mesmo conteúdo.

A expressão do exemplo trouxe um grande montante de conteúdos retornados da pesquisa, pois traz qualquer matéria que mencione “tecnologia”  ou “Zeeng”.

Diferente da expressão AND, que filtra resultados, a expressão OR amplia o retorno de pesquisas.

Negativação de palavras com o termo NOT

A utilização do termo NOT em suas pesquisas ajudam o usuário a negativar palavras que não são interessantes em seus resultados.

Por exemplo, se quisermos conteúdos que falem da Zeeng, mas não falem de tecnologia, podemos utilizar a expressão “Zeeng” NOT ”tecnologia”.

Nos exemplos acima, a busca retornou resultados que tratam da Zeeng sem mencionar a palavra “tecnologia”, que foi negativada.

É importante destacar que o termo NOT negativa todas as expressões que venham à sua direita, sendo possível juntar expressões com a utilização dos termos OR ou AND.

Assim, caso o usuário queira buscar conteúdos sobre a Zeeng, relacionando a empresa com a palavra “tecnologia”, e que não mencione os termos “Porto Alegre” ou “farmácia”, realizamos a expressão:

“Zeeng” AND “tecnologia” NOT (“Porto Alegre” OR “farmacia”).

Dessa forma, a linguagem Query pode ser utilizada para criar expressões cada vez mais específicas ou cada vez mais amplas, dependendo apenas da intenção do usuário.

Amanda Barboza

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

O impacto das mudanças do Google Analytics (GA4) no Zeeng Score!

Como já sabemos, não é nenhuma novidade a mudança anunciada pela Google em 2019: a próxima geração do Google Analytics, o Google Analytics 4. Nos últimos meses, temos acompanhado e testado diversas variáveis relacionadas a essa atualização. Chegamos à conclusão de que a mudança é significativa e não apenas afeta a apresentação de novas métricas, […]

Tipos de planos do Zeeng One

Visão geral O Zeeng One é a ferramenta ofertada para quem busca indicadores consolidados sobre a presença digital da própria marca, buscando facilitar a visualização de métricas sobre sua atuação digital. Com ele, levamos dados no tempo ideal sobre sua presença em Redes Sociais e participações em Notícias. A partir disso, levamos o usuário a […]

Tipos de planos do Zeeng Inspire

Visão geral O Zeeng Inspire é o produto perfeito para quem busca estruturar estratégias de comunicação, servindo como uma ferramenta de buscas inspiracionais no ambiente digital. Com ele, é possível compreender o que anda chamando mais atenção nas Redes Sociais e Notícias. Nas redes sociais, as publicações podem ser filtradas de acordo com o interesse […]

Como obter e utilizar a API da Zeeng

Vantagens de utilizar nossa API Nas plataformas da Zeeng, buscamos democratizar o acesso a informações para o maior número de pessoas, priorizando em nossa plataforma dados que dêem uma visão geral dos indicadores contratados pelo usuário. Com a API, entregamos uma versão simplificada dos mesmos dados disponíveis de seu plano, podendo ser integrado aos principais […]

Zeeng One: O que você precisa saber?

Neste material, separamos os principais tópicos para você que quer começar a utilizar o Zeeng One, mas não sabe exatamente por onde começar ou quais ferramentas explorar. Vamos lá! – Monitoramento de hashtags do Instagram;– Alerta de menções no Instagram e Facebook;– Alertas de clipping de redes sociais e imprensa;– Relatórios compartilháveis;– Exportação de notícias. […]

Como exportar as notícias com o Zeeng One?

Exportar notícias monitoradas pode ser importante para apresentar relatórios e materiais de base na criação de novas estratégias, agilizando o compartilhamento de informações relevantes. Para acessar o módulo de exportação de notícias, basta acessar as Configurações do Zeeng One e clicar nesta área, como indicado no gif abaixo. Ao acessar a página de exportação de […]

Como criar um relatório compartilhável com o Zeeng One?

Criar relatórios compartilháveis ajudará o usuário a extrair informações que considera importante para outras pessoas, podendo escrever suas considerações e abrindo espaço para comentários de terceiros, otimizando seu trabalho e juntando informações importantes em um único espaço. Ao visualizar o perfil da marca no Zeeng One, estará disponível a opção de criar relatórios e visualizar […]

Como criar alertas de clipping com o Zeeng One?

Com o Alerta de Clipping do Zeeng One, é possível entender como sua marca é mencionada na imprensa e como ela se comporta nas redes sociais, podendo também criar alertas com palavras-chaves específicas, ajudando na compreensão da reputação da sua marca e como ela se relaciona com assuntos estratégicos. Para configurar seu Alerta de Clipping, […]

Como criar alertas de menções nas redes sociais com o Zeeng One?

Mais importante do que entender a forma como sua marca é mencionada nas redes sociais é a velocidade em que essa informação chega até você. O Alerta de Menções do Zeeng One serve para otimizar a forma de relacionamento do usuário com suas menções nas redes, permitindo um controle maior da reputação da marca. Para […]

Como monitorar hashtags do Instagram com o Zeeng One?

Cadastro de Hashtags monitoradas Para monitorar hashtags de interesse, o usuário deve realizar o cadastro previamente. Para isso, basta acessar um dos perfis cadastrados na aba Zeeng One. Dentro da Análise de Perfil selecionada, clique no botão Editar Perfil, disponibilizado abaixo do nome da marca (destacado em verde na figura abaixo). Ao acessar a edição […]
1 2 3 10
cross