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Comunidade: aprenda com a Netflix como criar e gerir a sua

Por Sofia Eng

Você já deve ter ouvido por aí que a gestão de comunidade transforma seus seguidores em defensores da sua marca. Isso porque as empresas têm percebido o valor estratégico que uma boa comunidade tem.

Apesar de estarmos cada vez mais conectados digitalmente, na maioria das vezes essa conexão não tem um valor real. Dessa forma, o medo de ficar de fora (FOMO) passa a se tornar cada vez mais comum entre os usuários.

Portanto, ser parte de algo, como uma comunidade, faz com que as pessoas se sintam pertencentes de algo maior.

Mas afinal, o que é uma comunidade?

Se você usa a internet há mais tempo, muito provavelmente já presenciou os fóruns on-lines, as comunidades no Orkut, ou até mesmo alguma briga de fandom de diva pop no Twitter. Todos estes casos são exemplos práticos de comunidades.

Desse modo, comunidades são espaços para que seu seguidor se sinta conectado com a sua marca emocionalmente, a partir de estratégias autênticas de comunicação. Essas relações são feitas a partir de um mapeamento de interesses e características do seu público alvo.

Em nosso episódio especial do tema no Segue o Fio, falamos sobre as estratégias mais comuns das marcas no Twitter, que é uma das principais redes sociais para gestão de comunidade.

monitore os concorrentes

Quais são os seus benefícios?

Como mencionado anteriormente, criar uma relação próxima com o seu seguidor, faz com que ele se sinta pertencente a sua marca. Dessa forma, ele está mais propenso a não apenas consumir o seu produto ou serviço com maior exclusividade, mas também o defender e indicar para outros consumidores.

Um ótimo exemplo dessa relação é a diferenças entre usuários de iPhone e usuários de Android nas redes sociais. Sendo super comum ver diversas brincadeiras e provocações entre a comunidade de cada marca.

Além da defesa e pertencimento de marca, a estratégia tem ainda mais benefícios, como:

  • Alinhamento de propósito entre marca e consumidor;
  • Feedbacks mais precisos;
  • Melhora do engajamento orgânico nas redes sociais;
  • Visão mais nítida de futuras necessidades do cliente.

Agora que você já entendeu a conceituação do marketing de comunidade, bora analisar um exemplo prático?

Aprenda com a estratégia de comunidade da Netflix

Quando falamos em branding e comunidade, é impossível não falar em arquétipos. No caso da Netflix, temos o arquétipo do Criador. Ou seja, está sempre na busca por novos projetos que possam fazer a diferença na vida das pessoas. Este arquétipo tem uma forte influência criativa e inventiva, buscando sempre entreter da melhor forma possível.

A sua marca precisa ser uma Criadora para conquistar o seu público? Não, mas pode aprender a utilizar as estratégias deste arquétipo para agregar a sua comunicação.

Bora entender quatro estratégias para aperfeiçoar a sua comunicação?

1 – Linguagem

Definir a sua voz de marca é o primeiro passo para conversar com o seu consumidor. Já imaginou o que aconteceria se você utilizasse normalmente um vocabulário formal com seus seguidores e de uma hora para outra, mudasse drasticamente? Iria, no mínimo, causar um estranhamento, certo?

Por isso é tão importante definir a forma como você quer conversar com o seu público. Não há certo ou errado, você só precisa estipular alguns padrões para seguir e manter a sua comunidade engajada.

No caso da Netflix, a marca opta por uma linguagem jovem e muito bem humorada, com uma persona semelhante ao seu público.

2 – Conteúdo

Além da sua voz, é preciso saber o que comunicar. Qual o objetivo da sua marca nas redes sociais? Seja para ensinar algo, ou para distrair seu consumidor dos problemas da vida real, é preciso definir quais conversas você vai gerar.

Desse modo, uma análise competitiva é essencial para entender o que a concorrência está comunicando. Neste caso, não há nada como um bom planejamento de comunicação para definir os seus objetivos.

A estratégia da Netflix, principalmente no Twitter, foca muito no incentivo de interações entre usuário e marca. Por isso, é super comum ver os seus seguidores citando, compartilhando e respondendo as suas postagens.

3 – Timing

Sem dúvidas, é um dos critérios mais subestimados em relação ao marketing de comunidade. O que poucos sabem, é que timing vai muito além do tempo certo para uma piadinha. É sobre saber se posicionar na hora certa.

Ou seja, quem souber o que dizer e como dizer no momento adequado, estará com um passo largo de vantagem. Inclusive, é possível dizer que estes três pontos são a tríade perfeita da criação nas redes sociais.

Mestre nesse critério, a Netflix está sempre gerando conteúdo a partir do meme do momento. Mas também não tem medo de se posicionar quando o assunto é mais sério.

4 – Ousadia

Tudo bem você ter medo do lobo mau, mas medo do seu público não dá. A zona de conforto existe por um motivo e tá tudo certo ficar nela. Mas são as inovações que trazem o sucesso.

Quer que a sua marca seja reconhecida e se destaque? Então não é fazendo a mesma coisa que a concorrência faz, que você atingirá o seu objetivo. Por isso, é tão importante o monitoramento das redes sociais para entender como você pode nadar contra a corrente.

Característico do seu arquétipo de Criador, a Netflix está sempre buscando uma forma de se destacar em relação ao crescente mercado de streaming. No ano anterior, nós lançamos um estudo completo sobre o mercado brasileiro deste setor. Como o esperado, os resultados nos mostraram o seu impacto de comunicação e diferenciação.

Sofia Eng

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