Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Comunidade: aprenda com a Netflix como criar e gerir a sua

Por Sofia Eng

Você já deve ter ouvido por aí que a gestão de comunidade transforma seus seguidores em defensores da sua marca. Isso porque as empresas têm percebido o valor estratégico que uma boa comunidade tem.

Apesar de estarmos cada vez mais conectados digitalmente, na maioria das vezes essa conexão não tem um valor real. Dessa forma, o medo de ficar de fora (FOMO) passa a se tornar cada vez mais comum entre os usuários.

Portanto, ser parte de algo, como uma comunidade, faz com que as pessoas se sintam pertencentes de algo maior.

Mas afinal, o que é uma comunidade?

Se você usa a internet há mais tempo, muito provavelmente já presenciou os fóruns on-lines, as comunidades no Orkut, ou até mesmo alguma briga de fandom de diva pop no Twitter. Todos estes casos são exemplos práticos de comunidades.

Desse modo, comunidades são espaços para que seu seguidor se sinta conectado com a sua marca emocionalmente, a partir de estratégias autênticas de comunicação. Essas relações são feitas a partir de um mapeamento de interesses e características do seu público alvo.

Em nosso episódio especial do tema no Segue o Fio, falamos sobre as estratégias mais comuns das marcas no Twitter, que é uma das principais redes sociais para gestão de comunidade.

monitore os concorrentes

Quais são os seus benefícios?

Como mencionado anteriormente, criar uma relação próxima com o seu seguidor, faz com que ele se sinta pertencente a sua marca. Dessa forma, ele está mais propenso a não apenas consumir o seu produto ou serviço com maior exclusividade, mas também o defender e indicar para outros consumidores.

Um ótimo exemplo dessa relação é a diferenças entre usuários de iPhone e usuários de Android nas redes sociais. Sendo super comum ver diversas brincadeiras e provocações entre a comunidade de cada marca.

Além da defesa e pertencimento de marca, a estratégia tem ainda mais benefícios, como:

  • Alinhamento de propósito entre marca e consumidor;
  • Feedbacks mais precisos;
  • Melhora do engajamento orgânico nas redes sociais;
  • Visão mais nítida de futuras necessidades do cliente.

Agora que você já entendeu a conceituação do marketing de comunidade, bora analisar um exemplo prático?

Aprenda com a estratégia de comunidade da Netflix

Quando falamos em branding e comunidade, é impossível não falar em arquétipos. No caso da Netflix, temos o arquétipo do Criador. Ou seja, está sempre na busca por novos projetos que possam fazer a diferença na vida das pessoas. Este arquétipo tem uma forte influência criativa e inventiva, buscando sempre entreter da melhor forma possível.

A sua marca precisa ser uma Criadora para conquistar o seu público? Não, mas pode aprender a utilizar as estratégias deste arquétipo para agregar a sua comunicação.

Bora entender quatro estratégias para aperfeiçoar a sua comunicação?

1 – Linguagem

Definir a sua voz de marca é o primeiro passo para conversar com o seu consumidor. Já imaginou o que aconteceria se você utilizasse normalmente um vocabulário formal com seus seguidores e de uma hora para outra, mudasse drasticamente? Iria, no mínimo, causar um estranhamento, certo?

Por isso é tão importante definir a forma como você quer conversar com o seu público. Não há certo ou errado, você só precisa estipular alguns padrões para seguir e manter a sua comunidade engajada.

No caso da Netflix, a marca opta por uma linguagem jovem e muito bem humorada, com uma persona semelhante ao seu público.

2 – Conteúdo

Além da sua voz, é preciso saber o que comunicar. Qual o objetivo da sua marca nas redes sociais? Seja para ensinar algo, ou para distrair seu consumidor dos problemas da vida real, é preciso definir quais conversas você vai gerar.

Desse modo, uma análise competitiva é essencial para entender o que a concorrência está comunicando. Neste caso, não há nada como um bom planejamento de comunicação para definir os seus objetivos.

A estratégia da Netflix, principalmente no Twitter, foca muito no incentivo de interações entre usuário e marca. Por isso, é super comum ver os seus seguidores citando, compartilhando e respondendo as suas postagens.

3 – Timing

Sem dúvidas, é um dos critérios mais subestimados em relação ao marketing de comunidade. O que poucos sabem, é que timing vai muito além do tempo certo para uma piadinha. É sobre saber se posicionar na hora certa.

Ou seja, quem souber o que dizer e como dizer no momento adequado, estará com um passo largo de vantagem. Inclusive, é possível dizer que estes três pontos são a tríade perfeita da criação nas redes sociais.

Mestre nesse critério, a Netflix está sempre gerando conteúdo a partir do meme do momento. Mas também não tem medo de se posicionar quando o assunto é mais sério.

4 – Ousadia

Tudo bem você ter medo do lobo mau, mas medo do seu público não dá. A zona de conforto existe por um motivo e tá tudo certo ficar nela. Mas são as inovações que trazem o sucesso.

Quer que a sua marca seja reconhecida e se destaque? Então não é fazendo a mesma coisa que a concorrência faz, que você atingirá o seu objetivo. Por isso, é tão importante o monitoramento das redes sociais para entender como você pode nadar contra a corrente.

Característico do seu arquétipo de Criador, a Netflix está sempre buscando uma forma de se destacar em relação ao crescente mercado de streaming. No ano anterior, nós lançamos um estudo completo sobre o mercado brasileiro deste setor. Como o esperado, os resultados nos mostraram o seu impacto de comunicação e diferenciação.

Sofia Eng

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Monitoramento do TikTok no Zeeng Inspire

Além da integração do Inspire no Benchmarking, temos o prazer de anunciar uma melhoria desenvolvida em colaboração com nossos clientes. Diante do crescimento expressivo do TikTok no Brasil e sua crescente relevância nas estratégias de marca, ampliamos as capacidades de monitoramento dessa plataforma, oferecendo acesso a dados completos e relevantes. Essa integração com o TikTok  […]

Criatividade Desbloqueada: O uso da inspiração para a criação de conteúdo

Com certeza em algum momento você já se pegou encarando uma tela em branco, sem ideias e com a mente bloqueada. E o que você pensou em fazer para auxiliar o seu processo criativo? Dar uma caminhada, ouvir uma boa música, ler um livro e buscar referências online, alguns destes, acertei?   Bom, deixa eu te […]

Mapeamento de Presença Digital: Marcas do Agronegócio em 2023

O presente estudo considerou dados públicos do comportamento digital de 279 players do setor de agronegócios, durante o período de 1/1/23 – 30/8/23 e foi apresentado no 15 Congresso do Agro ABMRA. Todos os dados foram extraídos da plataforma Zeeng, organizados com indicadores individualizados de clipping de mídia e das redes sociais monitoradas pela Plataforma. […]

Como descobrir os assuntos do momento nas redes sociais?

Estar sintonizado com os conteúdos em destaque nas redes sociais é essencial para quem busca se destacar e se conectar de maneira autêntica. Acompanhar as tendências do momento não é apenas uma estratégia, é uma porta para a relevância imediata. Ao compreender o que está movimentando as conversas, você entra no centro das discussões e […]

Quem são as maiores estrelas da publicidade no Instagram em 2023!

Durante o período analisado, os Top 10 criadores de conteúdos alcançaram uma incrível média de mais de 640 mil interações em cada #publi no Instagram. Isso é simplesmente impressionante! 🏆 No topo do pódio, temos ninguém menos que a incrível Mirella Santos, conquistando o primeiro lugar com sua incrível capacidade de engajar sua audiência. 🥇 🥈 A […]

Dia da Mídia Social: Aproveitando as tendências das redes sociais em tempo real

Hoje é dia Dia da Mídia Social e não há melhor maneira comemorar do que adquirir conhecimentos valiosos sobre como aproveitar tendências em tempo real. Por isso, estamos apresentando nosso novo e-book: “Redes sociais em tempo real: Estratégias para aproveitar tendências“, um recurso essencial para impulsionar sua estratégia de mídia social neste dia especial e […]

TikTok: o guia definitivo para sua empresa marcar presença

Se você está procurando uma maneira inovadora de alcançar seu público-alvo e se destacar no mercado competitivo atual, não pode ignorar o poder do TikTok. Além disso, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, essa plataforma de mídia social de rápido crescimento oferece uma oportunidade única para as empresas ampliarem sua presença e […]

Super Apps: o que são, seus benefícios e o seu papel no futuro do Twitter

Os Super Apps estão ganhando destaque no mundo da tecnologia, e a recente especulação sobre Elon Musk transformar o Twitter em um deles trouxe muitas dúvidas e curiosidades. Neste artigo, responderemos às principais perguntas sobre esses aplicativos e como eles podem moldar o futuro das redes sociais e dos aplicativos móveis. Prepare-se para desvendar esse […]

Como Perder um Seguidor em 10 Dias

Inspirado no clássico da comédia romântica com Kate Hudson e Matthew McConaughey, montamos nosso próprio manual “Como Perder um Seguidor em 10 Dias“, onde encarnamos a personagem Andie com um propósito muito claro: apresentar quais as práticas que fazem seu seguidor ir embora. Quem nunca assistiu ao filme “Como Perder um Homem em 10 Dias” […]

Google Ads Transparency Center: o que é, como funciona e seus benefícios

O Google Ads Transparency Center é uma iniciativa que visa fornecer informações claras e acessíveis sobre a publicidade exibida em suas plataformas. Incluindo o Google Search, YouTube e Google Ads. Ademais, essa iniciativa permite que os usuários acessem informações detalhadas sobre os anúncios exibidos, como o nome do anunciante, o texto e a imagem do […]
1 2 3 11
cross