Fatos são fatos, o Instagram é uma rede social popular, seja entre as marcas, usuários e tomadas de decisões em de estratégias de conteúdo.
A plataforma foi a terceira rede social mais popular do mundo em 2023. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos e mantendo uma posição de destaque entre os jovens, especialmente sobre a nova, a Geração Z.
Diante de tantas premissas, quais serão as novidades que podemos esperar deste emulador de tendências, produtos e serviços?
Quais serão as apostas da plataforma para 2024?
A plataforma continua a evoluir, exigindo que marcas e criadores estejam atentos às tendências emergentes, autenticidade, engajamento e responsabilidade social.
Estratégias personalizadas, criatividade e adaptação contínua são essenciais para se destacar em um ambiente dinâmico como o Instagram.
Mas quais serão as principais tendências para este ano, 2024?
Moda e Beleza Sustentáveis: Priorizando comprar menos, repetir looks e apoiar o comércio local e sustentabilidade. As tendências globais incluem vestir-se de forma mais modesta e básica, explorar o guarda-roupa vintage e criar peças pessoalmente, associando moda à individualidade e criatividade, consequentemente afetando o mercado, produção de conteúdo e as estratégias de marketing das empresas do setor.
Redes Sociais Significativas: Os usuários estão cada vez mais utilizando o Instagram para manter laços familiares e se manterem atualizadas nas principais tendências, as interações se expandem de curtir stories, enviar reels e memes nas DMs e apoiar as publicações no feed, construindo uma plataforma para expressão autêntica e conexões reais entre milhões de usuários ativos.
Estilo de Vida em Crescimento: A Geração Z, com foco em auto aperfeiçoamento e autenticidade, é uma geração empreendedora que vê o trabalho autônomo como a chave para o crescimento, priorizando saúde, explorar possibilidades de carreiras e viajar. Um estilo de vida que com certeza será alvo de muitas tendências em 2024.
Exploração Gastronômica: A nova Geração Z expressa interesse em experimentar alimentos populares, já que as escolhas alimentares refletem uma consciência ambiental crescente, integrando a sustentabilidade às preferências gastronômicas.
Conteúdo de Consciência Social: Marcas com propósito de conteúdo de consciência social vão além da publicidade, integrando-se como um pilar fundamental para marcas. Estratégias do nicho incluem compartilhar histórias autênticas, criar campanhas temáticas, colaborar com influencers e ONGs, e ser transparente nas ações.
Medir o impacto envolve avaliar o engajamento, a visibilidade, a autenticidade das ações e o retorno sobre investimento social.
As tendências do mercado e a influência da Geração Z
Com novas implementações desde de seu lançamento em outubro de 2010, como o compartilhamento de imagens, vídeos no feed, Instagram Stories, IGTV, Reels e funcionalidades de e-commerce, a plataforma se mantém sólida entre as preferências da Geração Z.
O algoritmo eficiente do Instagram personaliza a experiência do usuário, tornando o conteúdo produzido e postado, altamente relevante. Essa abordagem personalizada contribui para a popularidade da plataforma, uma vez que os jovens entre 18 e 25 anos valorizam experiências adaptadas aos seus gostos e interesses.
O Instagram oferece ferramentas poderosas para marcas alcançarem os jovens. O Instagram Shopping, por exemplo, foi implementado na plataforma recentemente, e tem como objetivo facilitar as compras do usuário dentro da própria rede social.
Dados da Opinion Box destacam que 86% dos jovens seguem empresas no Instagram, evidenciando a eficácia da plataforma como canal de comunicação e venda.
Zeeng Inspire: Monitoramento do Instagram
Com todas as novas tendências do mercado prometendo reter a audiência jovem e alcançar os mais diferentes nichos, o enfoque da sua marca no seu público alvo e nas principais redes sociais do momento é mais que necessário. O monitoramento do Instagram deve ser feito e é evidente na otimização da sua estratégia digital.
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Além de insights do que está mais quente no mercado, é uma ferramenta de monitoramento que oferece um acompanhamento contínuo, análise de dados intuitiva, permitindo ajustes imediatos e mantendo sua estratégia alinhada às rápidas mudanças do ambiente digital.