O Carnaval já passou e o ano começou de vez, e do ponto de vista estratégico o Carnaval de 2024 já deu um show de folia, interações nas redes sociais e engajamento.
Mais uma vez provando que a festa vai além das tradicionais marchinhas e dos históricos e monumentais desfiles de escolas de samba. Na atualidade, o feriado tornou-se um verdadeiro campo de batalha para os profissionais de conteúdo e marketing, onde estratégias inteligentes, influenciadores carismáticos, tendências do mercado e uma dose extra de folia se entrelaçam para criar experiências memoráveis ao consumidor e ao público alvo.
De figuras públicas que se tornam verdadeiros mestres de cerimônias nas principais redes sociais, aos desafios e oportunidades econômicas que o Carnaval apresenta para as marcas. Uma fonte de inspiração artística, produção de conteúdo, geração de mão de obra e oportunidades.
Mas oque ocorre nos bastidores da magia do Carnaval? E como utilizar estratégias de marketing para conduzir as marcas por essa jornada tão festiva?
Influência no Carnaval: Quais são as oportunidades para as marcas?
Apesar de estrelar em Fevereiro, o Carnaval para as marcas e influenciadores começa muito antes!
Essa antecipação faz parte de uma estratégia de marketing, voltada para instigar um sentimento de desejo de consumo ao longo desse período. Então quais são as oportunidades da época para incluir na minha estratégia de comunicação?
Emoção e experimentação: O Carnaval é um momento de descontração e experimentação, onde as pessoas estão mais propensas a se conectar com marcas que ofereçam experiências emocionantes e memoráveis.
Consumo consciente: Cada vez mais, os consumidores buscam marcas que se comprometem com práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, mesmo durante o Carnaval.
Impulsionamento da economia: O Carnaval movimenta bilhões de reais, gerando renda e oportunidades para diversos setores, invista em produtos e serviços rentáveis e otimize produção de conteúdo com Freelancers e profissionais esporádicos.
Plataforma para a criatividade: O Carnaval é um terreno fértil para a expressão artística e a inovação, use e abuse da persona do Carnaval na sua criação de conteúdo.
Conexão com o público: Através da criação de um conteúdo de qualidade e envolvente, e da participação em eventos carnavalescos, as marcas podem fortalecer o seu relacionamento com o público.
Nem tudo é só folia: e os Desafios?
Mas como nem tudo são flores e confetes, quais os desafios para as marcas nesta época do ano?
Saturação Criativa: Com a explosão de criatividade durante o Carnaval, as marcas podem enfrentar o desafio de se destacar em meio a um mar de cores e ideias. A concorrência acirrada exige uma abordagem única para evitar ser apenas mais uma voz na multidão, utilize o benchmarking competitivo em sua estratégia.
Ruído da Mensagem Publicitária: O aumento exponencial das mensagens publicitárias durante o Carnaval pode resultar em um ruído ensurdecedor. As marcas precisam encontrar maneiras inovadoras de comunicar sua mensagem sem serem abafadas pelos ecos das campanhas concorrentes, diferencie seus tipos de conteúdo!
Diversidade Cultural e Sensibilidade: O Carnaval é um caldeirão de diversidade cultural, e as marcas enfrentam o desafio de criar campanhas que celebrem essa diversidade de maneira autêntica e sensível, evitando estereótipos ou apropriação cultural.
Pressão Temporal e Agilidade: O tempo efêmero do Carnaval impõe pressão sobre as marcas para agirem rapidamente. A capacidade de resposta ágil e a execução impecável são essenciais para não perder o ritmo da festividade. Dica, antecipe sua estratégia como os grandes locutores do Carnaval, se planeje!
Competição nas Redes Sociais: A batalha pela atenção nas redes sociais atinge seu auge durante o Carnaval. As marcas precisam desenvolver estratégias que se destaquem em meio aos feeds saturados, criando conteúdo autêntico e cativante. Utilize diferentes tipos de benchmarking para se destacar nas redes sociais do momento.
Conciliação com Valores da Marca: Criar campanhas carnavalescas que estejam alinhadas aos valores e à identidade da marca pode ser um desafio. É necessário evitar a desconexão entre a mensagem carnavalesca e a essência da marca.
Abre-Alas na concorrência: Zeeng Benchmarking
Em meio ao frenesi competitivo, não há tempo para pedir licença na avenida. No ritmo acelerado do mercado, planejando em 2024 a folia de 2025, a competição é acirrada e cada passo estratégico é crucial para o sucesso!
Uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais é uma ótima aliada para incluir na sua estratégia de comunicação!
Utilize o Zeeng Benchmarking como ferramenta de monitoramento para as principais redes sociais e menções à sua marca e de seus concorrentes em veículos de comunicação e mídia.
A concorrência não pede licença, dispare na frente.