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Threads: As dúvidas e expectativas da nova rede social da Meta

Por Marcel Telles

Lançado em 5 de julho de 2023, o aplicativo Threads, da Meta, conseguiu agregar cerca de 30 milhões de usuários em seus primeiros dias de uso. Isso se deve ao grande fato que a plataforma é integrada parcialmente ao Instagram! 
O Threads é a nova aposta do CEO da empresa, Mark Zuckerberg, para o mundo das plataformas de mídias digitais! A rede social já está disponível gratuitamente em mais de 100 países e é compatível com dispositivos Android e iOS.

Mas afinal, qual é o propósito da criação da Threads? 

Na terminologia da computação, o termo “Thread” define como um processo de um programa de computador, e é dividido em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente. Já no âmbito das redes sociais, o termo “threads” se refere a conversas contínuas e conectadas. 

Ambos os termos se referem ao real propósito do que a criação do Threads se propõe a fazer! Além de incentivar conversas mais significativas e conectadas entre os usuários e  proporcionar um ambiente onde as pessoas possam participar de grupos de interesses específicos que se desenrolam de maneira contínua, como em uma thread, a nova rede social veio ao público como uma concorrente do Twitter, plataforma que foi adquirida pela X Corp, empresa fundada pelo Magnata Elon Musk. 

O Threads é um desejo antigo da Meta, que viu nas recentes polêmicas de Elon Musk no comando do Twitter uma oportunidade para se lançar no mercado como uma nova rede social de conversas de texto, assim como o Twitter, mas com o diferencial de ser integrado ao Instagram.

E como essa nova rede social pretende atuar no E-branding de marcas e influenciadores? 

Além de ser uma plataforma independente porém integrada, o Threads também pode ter um impacto positivo nas estratégias digitais, através de: 

  • Mais opções de interação com o público: Com o Threads, as marcas e influenciadores têm mais uma plataforma para se conectarem com seu público. A possibilidade de compartilhar conteúdo textual e multimídia permite uma maior variedade de abordagens, o que pode aumentar o engajamento e a interação com os seguidores.
  • Segmentação de audiência e comunicação direcionada: A capacidade de criar grupos de interesse específicos no Threads pode ajudar as marcas a segmentar sua audiência de forma mais eficiente. 
  • Maior controle sobre a privacidade: A opção de escolher se uma postagem será aberta ao público ou restrita aos seguidores permite que as marcas gerenciem melhor sua imagem e comuniquem informações estratégicas para diferentes públicos.
  • Integração com outras plataformas: A integração do Threads com o Instagram e a possibilidade de compartilhar conteúdo entre ambas as plataformas podem ampliar o alcance das postagens, permitindo que as marcas atinjam uma maior audiência. 

Potencial para inovação: Sendo uma plataforma relativamente nova, o Threads traz espaço para inovação e experimentação com diferentes tipos de conteúdo e formatos de interação.

O papel na Threads no Instagram

Além de importar dados, como seguidores, bio e login, o Threads ainda possibilita ao usuário a ter acesso às conversas da plataforma no Direct do Instagram, facilitando assim a comunicação entres as redes sociais, até mesmo daqueles que não possuem conta no Threads. 

A integração entre as duas plataformas busca fortalecer a experiência do usuário, permitindo que os membros do Instagram compartilhem facilmente conteúdos no Threads e vice-versa.

O objetivo da Meta com a convergência dos aplicativos é promover a interação entre diferentes públicos e reforçar a presença da empresa no mercado das redes sociais, que atualmente domina o mercado de tecnologia e mídias sociais, contendo no portfólio de gestão marcas como o Facebook, Messenger, WhatsApp e outros gigantes da comunicação atual. 

Será que vai dar certo? 

A pergunta é inevitável, será que vai dar certo?

Embora a Meta tenha um histórico de sucesso com suas plataformas, a concorrência no mundo digital se torna cada vez mais acirrada e imprevisível, diante das atualizações recorrentes da tecnologia e mudanças bruscas da “Trends”, as tendências do mercado. 

Apesar de um início promissor, o Threads enfrentou uma queda significativa de 20% nos usuários ativos após o seu lançamento. A análise foi realizada pelo BR Media Group e mostra que a nova rede social da Meta enfrentou desafios em manter o engajamento dos usuários após o lançamento inicial.

Quem são os maiores influenciadores da rede no Brasil? 

No Brasil, o Threads ainda segue sendo uma novidade, porém já é possível notar os destaques de alguns influenciadores já estabelecidos em outras plataformas  que migraram para a Threads e contribuíram para sua popularização. 

Quem dispara na liderança é o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho  com 3 milhões de seguidores na plataforma. A segunda posição fica por conta da cantora Anitta com 2,5 milhões.

E o bronze foi para a influenciadora Virgínia, com 2,2 milhões de seguidores. 

_______________________________

Promissor e cercado de expectativas, o Threads oferece um conjunto de recursos e possibilidades que podem enriquecer as estratégias digitais de marcas, empresas e influenciadores. Além de integrar usuários em diferentes plataformas e fornecer uma comunicação decorrente e contínua, com mais caracteres do que seu oponente, o Twitter. 

Porém só o tempo irá dizer se a Meta fornecerá novas funcionalidades, atualizações e recursos atrativos para manter o aplicativo e seus usuários engajados, acompanhando as demandas do mercado digital que estão sempre em constante mudança. 

Não perca a chance de explorar o potencial do Threads para impulsionar sua marca e alcançar novos patamares de sucesso.

Referências:

Marcel Telles

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