Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Tom de Voz de marca: O que é? E como descobrir a sua através dos seus concorrentes

Por Marcel Telles

Você já parou uma vez para pensar no tom de voz que a sua marca tem? Encontrar uma voz alinhada com seu posicionamento e valores é necessário para uma comunicação eficaz com os seus consumidores e stakeholders.

No Cenário Digital, a competição é acirrada e algumas marcas se destacam à frente da linha de chegada enquanto outras se perdem no percurso da maratona. Muitas vezes, a dificuldade em se diferenciar, está na falta de clareza na comunicação e na mensagem transmitida. 

E é aí que entra a definição do tom de voz da marca. Um elemento fundamental no seu branding e na produção de conteúdo. Mas o que é o tom de voz de uma marca e como identificar o meu próprio tom de voz para aprimorar a minha estratégia de comunicação?

O Que É O Tom De Voz De Uma Marca E Como Criá-Lo?

O tom de voz nada mais é que a identidade de uma marca. É a maneira como ela se expressa, comunica seus valores, ressoa seus produtos e serviços e se conecta com seu público-alvo. 

A personalidade de uma marca é manifestada através das palavras que escolhe e como repercuti-las para os principais canais de comunicação. Seja em um tom amigável, descontraído, formal ou informativo, é como a marca fala com seu público em todos os seus pontos de contato, desde a criação e conteúdo para posts nas redes sociais até o próprio conteúdo do site.

Descobrir o tom de voz ideal para sua marca pode parecer um desafio no primeiro instante, mas não se preocupe, existem alguns passos que podem te auxiliar nessa descoberta. Vem conferir. 

Defina a Essência da Marca: Identifique os valores fundamentais, missão e visão da marca. Determine sua personalidade: amigável, profissional, divertida? Estabeleça como esses elementos se refletirão na comunicação, garantindo consistência e autenticidade.

Conheça sua Persona: Entenda profundamente seu público-alvo: quem são, o que precisam e desejam. Pesquise seus interesses, necessidades e preferências para adaptar o tom de voz de forma a criar uma conexão genuína e eficaz.

Analise o Conteúdo de Sucesso: Identifique quais tipos de conteúdo ressoam mais com sua audiência. Analise a linguagem, estilo e tom utilizados nesses conteúdos para extrair insights valiosos que guiarão a criação do tom de voz da marca.

Documente o Tom de Voz: Crie um guia abrangente que descreve o tom de voz da marca de maneira clara e detalhada. Inclua exemplos de linguagem a serem utilizados e evitados para garantir consistência e coesão em todas as comunicações. Assegure-se de que todos na equipe compreendam e sigam o guia para uma comunicação unificada.

Benchmarking: O benchmarking pode ser um grande aliado no processo de definição do tom de voz da sua marca. Use informações e resultados de outros tipos de benchmarking para ajustar e aprimorar o tom de voz da sua marca, destacando-se de forma única e impactante no mercado.

Tom De Voz E O Benchmarking: Como Aperfeiçoar O Meu Através Dos Meus Concorrentes?

Agora que você já sabe que o tom de voz é muito mais do que apenas palavras, use o benchmarking como um aliado para aperfeiçoar o seu! 

Utilize o Zeeng Benchmarking como ferramenta de monitoramento para as principais redes sociais e menções à sua marca e de seus concorrentes em veículos de comunicação e mídia.

Ao analisar o que seus concorrentes estão fazendo, você pode identificar tendências, pontos fortes e áreas de oportunidade. Isso não só ajuda a aprimorar suas próprias estratégias, mas também pode inspirar novas ideias e abordagens criativas.


Experimente o Zeeng Benchmarking e acompanhe de perto o desempenho das suas concorrentes, identifique insights valiosos e aprimore sua própria estratégia de tom de voz.

Marcel Telles

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Gemini x Chatgpt: Quais as principais diferenças entre as IAs do Google e OpenAI

Com o avanço da inteligência artificial, duas das principais plataformas que se destacam são o Gemini, desenvolvido pelo Google, e o ChatGPT, da OpenAI. Ambas já são usadas no Brasil e são exemplos notáveis de como a IA está transformando a interação entre humanos e máquinas.  Mas quais as principais diferenças entre o Gemini e […]

IA e inspiração: Como a inteligência artificial está auxiliando cada dia mais a criatividade 

Sabe aquela sensação incrível de ter uma ideia brilhante, que só vem quando menos se espera? Pois é, agora imagine ter uma ajudinha extra para que isso aconteça mais vezes e de forma ainda mais surpreendente.  A inteligência artificial já está quase em todo lugar, e cada vez mais se torna uma parceira e tanto […]

E-mail Marketing: 10 motivos para inclui-lo na sua estratégia de comunicação

Desde os primórdios da internet, a troca de mensagens sempre foi um dos pilares fundamentais da comunicação online. À medida que a tecnologia evoluiu, o e-mail deixou de ser apenas uma ferramenta de comunicação pessoal e tornou-se uma poderosa estratégia de marketing. Assim surgiu o e-mail marketing, uma ferramenta essencial para empresas alcançarem e se […]

Muito mais que chocolate: Como otimizar sua estratégia de comunicação no período da Páscoa

Quando a palavra Páscoa vem na sua mente, qual é a primeira palavra a surgir?  Chocolate, coelho, ovos, renascimento, família. Agora, faça essa mesma pergunta para um estrategista digital e receba palavras como: estratégias de conteúdo, marketing sazonal, criatividade, monitoramento de mídias sociais, engajamento, e por aí vai.  Com a proximidade da Páscoa, já conseguimos […]

Zeeng Talks – Benchmarking e Inspiração no processo criativo!

O Benchmarking é uma prática fundamental para empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Mas como ele pode também ser uma fonte de inspiração para o processo criativo? Ao analisar o que seus concorrentes estão fazendo, você pode identificar tendências, pontos fortes e áreas de oportunidade. Isso não só ajuda a aprimorar suas próprias […]

Instagram: Quais Serão as Principais Tendências da Plataforma em 2024?

Fatos são fatos, o Instagram é uma rede social popular, seja entre as marcas, usuários e tomadas de decisões em de estratégias de conteúdo.  A plataforma foi a terceira rede social mais popular do mundo em 2023. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos e mantendo uma posição de destaque entre os jovens, especialmente […]

Estratégia de Marketing, Criação de Conteúdo e o Potencial da IA: Como usufruí-la?

A inteligência artificial (IA) já se consolidou como uma ferramenta transformadora, especialmente após o lançamento do ChatGPT. Em diversos setores, empresas e marcas já começam a explorar as vastas aplicações dessa tecnologia revolucionária,  e no universo do marketing, a própria IA serve para impulsionar e sugerir novas estratégias inovadoras.  A interação estratégica entre marketing, produção […]

Marketing e o Carnaval: Estratégias, influência e muita Folia!

O Carnaval já passou e o ano começou de vez, e do ponto de vista estratégico o Carnaval de 2024 já deu um show de folia, interações nas redes sociais e engajamento.   Mais uma vez provando que a festa vai além das tradicionais marchinhas e dos históricos e monumentais desfiles de escolas de samba. Na […]

20 IAS gratuitas que todo o social media precisa conhecer

O papel das Inteligências Artificiais (IA), suas atualizações e utilizações no cenário digital tornaram-se um pilar fundamental para profissionais de tecnologia, marketing e para os profissionais de monitoramento de mídias sociais, os Social Media. Navegar por esse ecossistema de tecnologia pode ser desafiador e até questionável.  Questionamentos como “os profissionais de social media poderão ser […]

Zeeng Talks – IA: A ameaça ou a oportunidade do marketing?

A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas, e o marketing não é exceção. Muitos profissionais de marketing se perguntam se a IA é uma ameaça ou uma oportunidade para suas estratégias. Nesta edição do Zeeng Talks, debatemos sobre como a IA está moldando o marketing moderno e como […]
1 2 3 19
cross