Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Social Listening: a importância de saber ouvir antes de falar!

Por Marcel Telles

Com certeza em algum momento você já ouviu a expressão “Temos dois ouvidos e uma boca para que possamos ouvir duas vezes mais do que falar.”

Em um cenário onde as opiniões e as tendências do mercado são cada vez mais diversas, a arte de ouvir torna-se uma habilidade valiosa e, muitas vezes, subestimada. No âmbito estratégico, essa prática ganha ainda mais relevância, transformando-se em um elemento-chave para o cenário digital, direcionamento de análise de dados e estratégias de conteúdo: o Social Listening. 

O que é Social Listening?

O Social Listening, ou “escuta social”, refere-se à prática de monitorar atentamente as conversas e interações que ocorrem em diversos espaços online, abrangendo desde redes sociais até blogs, portais de notícias e canais de atendimento ao cliente. 

Muito mais do que apenas coletar feedbacks, o Social Listening estende-se para além, abraçando diálogos de usuários e buscando compreender não apenas a percepção direta sobre o seu público sobre a marca, mas também os fatores externos que podem influenciar seus resultados.

É uma excelente ferramenta de monitoramento que vai além do simples acompanhamento das menções à marca. É um conjunto de ações que se baseiam em identificar tendências, perceber mudanças no comportamento do consumidor e até mesmo monitorar o que está sendo dito sobre a concorrência. 

Mas então, qual sua diferença em comparação ao monitoramento de mídias sociais? 

Social Listening X Monitoramento de Redes Sociais

Apesar de similares, o monitoramento de redes sociais responde diretamente às interações imediatas nos canais sociais. Em contrapartida, o Social Listening utiliza insights coletados para orientar ações estratégicas que melhoram a experiência global do cliente ao longo do tempo: 

Monitoramento de Redes Sociais:

  • Focado nas interações específicas nas redes sociais.
  • Abordagem reativa, impulsionada pela interação direta do cliente.
  • Ênfase no volume de interações para manter canais de comunicação.
  • Objetiva respostas imediatas para os usuários, com impacto de curto prazo.

Social Listening:

  • Monitora interações em redes sociais e diversos pontos de contato online.
  • Estratégia ativa, guiada por objetivos estratégicos da empresa.
  • Concentra-se na qualidade e tom das interações para elevar a experiência do cliente.
  • Busca efeitos de curto, médio e longo prazo, influenciando o desenvolvimento de campanhas, produtos e soluções.

Ponto de partida: Quando devo inseri-lo em minha estratégia de comunicação?

Feedbacks Negativos não Abordados: Ouvir o que os clientes estão dizendo nas redes sociais pode expor feedbacks negativos não abordados. Se as marcas não estão cientes ou não respondem a críticas ou preocupações, isso pode ser um ponto fraco em sua abordagem de atendimento ao cliente.

Percepção Negativa da Marca: O Social Listening pode destacar percepções negativas em relação à marca. Isso pode incluir equívocos sobre os produtos, serviços ou valores da marca, indicando a necessidade de esclarecimento ou ajuste na estratégia de comunicação.

Concorrência Bem-Sucedida: Ao monitorar feedbacks, fóruns e blogs online, as marcas podem descobrir áreas em que a concorrência está se saindo melhor. Isso aponta para oportunidades de melhoria e inovação para manter ou superar os concorrentes.

Falta de engajamento: A ausência de envolvimento ou engajamento nas redes sociais pode ser um ponto fraco. O Social Listening pode indicar se a marca não está aproveitando oportunidades de interação com o público, o que pode afetar a construção de relacionamentos.

Desalinhamento com as Expectativas do Público: Se as conversas online indicam desalinhamento entre as expectativas do público e a entrega da marca, isso é um ponto crucial. A compreensão dessas lacunas é fundamental para ajustar estratégias e alinhar-se melhor às expectativas do público.

Problemas de Produto ou Serviço: Comentários negativos relacionados a problemas com produtos ou serviços oferecidos pela marca são pontos críticos que precisam ser abordados. Ignorar esses problemas pode resultar em danos à reputação e na perda de clientes.

Tendências Não Aproveitadas: O Social Listening destaca não apenas as discussões sobre a marca, mas também as tendências do setor. Perceber que a marca não está capitalizando determinadas tendências pode indicar oportunidades perdidas.

Falta de Inovação: Se as conversas revelam uma falta de entusiasmo ou interesse em relação às ofertas da marca, pode indicar uma falta de inovação. Isso sinaliza a necessidade de repensar produtos, serviços ou estratégias de marketing como tipos de conteúdo.

Atente-se: Ao perceber o mísero de alguns destes sinais, quer dizer que já está na hora de inserir o Social Listening na estratégia de comunicação. A fim de implementar melhorias e fortalecer sua posição no mercado, esse processo contínuo de escuta ativa é fundamental para o sucesso a longo prazo.

O Social Listening e o Benchmarking:

Seguinte cenário: Você é dono de uma cafeteria local e em uma tarde movimentada, enquanto circula pelo estabelecimento, você captura uma conversa descontraída entre dois clientes:

Um deles elogia a nova adição ao menu, um cheesecake de frutas vermelhas. No entanto, o outro cliente, menciona que, embora adore as sobremesas do seu café, recentemente experimentou um bolo de chocolate em uma outra cafeteria, em seu bairro, que deixa o seu cheesecake no chinelo.

Esse simples diálogo se assemelha muito ao Social Listening. Aqui, cada elogio e sugestão se tornam ingredientes para aprimorar a sua estratégia comunicacional. 

Da mesma forma que o cliente aprecia a oportunidade de expressar suas preferências, os consumidores online desejam ser ouvidos pelas marcas.

Portanto, da próxima vez que pensar em estratégias de comunicação, lembre-se do poder do Social Listening: a importância de saber ouvir antes de falar!

No ambiente digital, o Social Listening combinado com o Benchmarking é sinônimo de sucesso! E que tal obter o principal objetivo do benchmarking competitivo com a sua marca e a do seu concorrente através de um relatório completo, one page, gerado em 30 segundos?

Com o Benchmarking 1:1 da Zeeng você recebe insights valiosos sobre a estratégia do seu concorrente no ambiente digital através do Zeeng Score.

Assim, você compara imediatamente os seus esforços comunicacionais com o seu principal concorrente, descobre o que está performando melhor para o seu público alvo, sabendo oque está ressoando de maneira positiva, colhendo feedbacks e se destacando a frente ao mercado.

O que você está esperando para colocar o Social Listening em prática?

Marcel Telles

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

20 IAS gratuitas que todo o social media precisa conhecer

O papel das Inteligências Artificiais (IA), suas atualizações e utilizações no cenário digital tornaram-se um pilar fundamental para profissionais de tecnologia, marketing e para os profissionais de monitoramento de mídias sociais, os Social Media. Navegar por esse ecossistema de tecnologia pode ser desafiador e até questionável.  Questionamentos como “os profissionais de social media poderão ser […]

Zeeng Talks – IA: A ameaça ou a oportunidade do marketing?

A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas, e o marketing não é exceção. Muitos profissionais de marketing se perguntam se a IA é uma ameaça ou uma oportunidade para suas estratégias. Nesta edição do Zeeng Talks, debatemos sobre como a IA está moldando o marketing moderno e como […]

10 ferramentas gratuitas que todo social media precisa conhecer

Gerenciar as redes sociais pode parecer uma tarefa simples à primeira vista, mas quem está dentro desse universo sabe que é uma responsabilidade enorme!  Criatividade, análise, organização, produção de conteúdo e uma pitada de habilidades em design são necessárias quando falamos de administrar a persona de uma marca digitalmente. A função de um Social Media […]

Estratégias de SEO: Quais são as estratégias-chave para SEO em 2024?

Com o início de um novo ano, novas tendências e inovações são mais que esperadas, as áreas de consumo, produtos e serviços, análise de dados e criação de conteúdo são as mais atingidas quando falamos de expectativas e inovações. Em um cenário dinâmico de constantes atualizações de algoritmo, impulsionadas pelo crescimento exponencial da inteligência artificial […]

20 anos de Facebook: Ainda é viável monitorar a plataforma em pleno 2024?

Em meio a duas décadas de transformações digitais, o Facebook emergiu como um gigante comunicacional. A plataforma foi vertente para outras redes sociais do momento como o Instagram e o Threads, mantendo sua posição de destaque no cenário digital, ainda nos dias de hoje. Em 20 anos de história, desde da criação de sua tela […]

A cultura analítica no mercado da comunicação: Venha conferir tudo oque rolou no #5 Zeeng Talks

Mais um episódio de Zeeng Talks no ar! Venha conferir um resumão do que rolou no 5° episódio, onde exploramos a Cultura Analítica No Mercado Da Comunicação.  O Zeeng Talks é o nosso programa mensal no formato de LIVES, desenvolvido com o intuito de trazer especialistas de diferentes áreas da Comunicação, Marketing e do Universo […]

Zeeng Talks – A cultura analítica no mercado da comunicação

Se você trabalha no mercado da comunicação, já deve ter ouvido falar sobre a importância da análise de dados. Mas o que exatamente é a cultura analítica e como ela se aplica ao nosso setor? No mundo cada vez mais digital em que vivemos, a quantidade de dados disponíveis é imensa. Desde métricas de redes […]

Benchmarking na criação de conteúdo: como e por que fazer?

De um feed organizado de uma influenciadora de moda no Instagram a um canal do YouTube dedicado a jogos online, os elementos visuais e comunicacionais precisam ser levados em conta quando pensamos em estratégias e planejamento de conteúdo. A produção de conteúdo exige uma coreografia, é um desafio constante, e a busca pela excelência muitas […]

A importância do benchmarking no planejamento de comunicação em 2024

2024 já chegou e um novo ano requer um novo planejamento, especialmente na área de comunicação. Em um setor primordial em qualquer empresa e em constante mudança e evolução de acordo com as tendências do mercado, precisamos estar sempre atentos e preparados para as datas festivas, grandes lançamentos do ano de produtos e serviços, updates […]

Mar aberto ou lago aberto: qual a melhor forma de monitorar as redes sociais?

Acredite ou não, a prática do Social Listening existe desde os primórdios das redes sociais.  Em 2004, o Orkut foi lançado ao mundo como uma simples plataforma de interação, milhões de usuários ativos da época se reuniam em grupos fechados na plataforma para discutir entre gostos pessoais e interesses semelhantes, as famosas “comunidades”. Com toda […]
1 2 3 18
cross