Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Mar aberto ou lago aberto: qual a melhor forma de monitorar as redes sociais?

Por Marcel Telles

Acredite ou não, a prática do Social Listening existe desde os primórdios das redes sociais. 

Em 2004, o Orkut foi lançado ao mundo como uma simples plataforma de interação, milhões de usuários ativos da época se reuniam em grupos fechados na plataforma para discutir entre gostos pessoais e interesses semelhantes, as famosas “comunidades”. Com toda certeza você já deve ter participado de uma das comunidades mais famosas do Brasil, como a célebre “eu odeio acordar cedo”.

Parece bem simplório, mas desde daquela época, profissionais da comunicação já se desdobravam para compreender as operações de monitoramento de redes sociais da época, que eram representados por termos bem diferentes do que utilizamos hoje em dia, como os “joinhas”.

Enquanto marca, a análise de dados e métricas deste monitoramento à moda antiga ou atual, se convertem em melhorias de produtos e serviços, produção de conteúdo, estratégias de marketing e muito mais. 

Essa prática, conhecida como Social Listening, ou “escuta social”, refere-se a monitorar atentamente as conversas e interações que ocorrem em diversos espaços online, abrangendo desde redes sociais até blogs, portais de notícias e canais de atendimento ao cliente. 

Mar Aberto e os primórdios do Social Listening

Há uma década, o monitoramento de redes sociais navegava em “mar aberto”, o termo refere-se ao método inicial de monitoramento, onde as plataformas exploram amplamente as vastas informações disponíveis na internet, utilizando palavras-chave e APIs abertas. Contudo, com a implementação de leis de privacidade como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) aqui no Brasil e a GDPR (General Data Protection Regulation) no continente Europeu, a partir de 2014, esse vasto oceano de informações foi restringido.

As regulamentações exigiram uma mudança drástica no uso e coleta de dados, transformando o “mar aberto” em águas mais controladas, onde a privacidade do usuário é uma prioridade. Desta forma, empresas e marcas foram desafiadas a encontrar novas formas de coletar dados do usuário sem comprometer a integridade e segurança de suas informações pessoais, mas como fazer isso em águas tão calmas? 

Lago Aberto e o Cenário do Social Listening Atual 

No cenário do lago aberto, o foco recai sobre a identificação dos principais influenciadores, público alvo e portais relevantes. Criar um mapa de stakeholders é essencial, permitindo uma compreensão profunda de quem são os reais protagonistas do momento e as principais tendências no mercado.

Construir um “açude” é a maneira ideal de estruturar e gerenciar a coleta de dados de maneira mais controlada. Definir parâmetros e objetivos claros para o monitoramento das principais redes sociais, concentrando-se em perfis comerciais específicos, é fundamental. 

E qual a melhor forma de monitorar as redes sociais?

A melhor forma de monitorar as redes sociais envolve uma abordagem estratégica que leva em consideração a evolução do cenário digital, sua estratégia de conteúdo, objetivos da sua marca e situação atual: 

Defina Objetivos Claros: Antes de iniciar o monitoramento, estabeleça objetivos específicos: Quais informações você deseja obter? Por que? Quais são os principais indicadores de desempenho?

Escolha a Abordagem Certa: Mar Aberto, se a legislação permitir e a ética for preservada, explore as vastas informações disponíveis na internet, utilizando palavras-chave e APIs abertas. Já no caso do Lago Aberto, defina claramente os objetivos do monitoramento, concentre-se em influenciadores e portais relevantes, criando um “açude” estruturado e objetivo. 

Considere a Privacidade do Usuário: Em conformidade com as leis de privacidade, seja transparente e ético na coleta de dados. Proteger a privacidade do usuário é necessário e fundamental.
Utilize Ferramentas de Social Listening: Utilize ferramentas de monitoramento de mídia social que permitem acompanhar menções da sua marca em toda a web. O Zeeng Inspire é uma ótima opção que torna todo o processo de visão das principais redes sociais e veículos de notícias e comunicação muito mais simples.

Seja qual for a sua estratégia, é inegável discutir que a maré já levou o conceito e a aplicação do Social Listening há novos territórios. 
Muito mais do que uma resposta às mudanças regulatórias e à evolução do cenário digital, o monitoramento de mídias sociais é sempre uma jornada inteligente para navegar entre métricas e dados, agora e adiante de maneira ética, eficiente e orientada por objetivos.

Marcel Telles

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

Os 10 creators com maior engajamento orgânico em publis em 2024 no Instagram

O universo dos criadores de conteúdo no Instagram tem se destacado cada vez mais, especialmente quando o assunto é engajamento orgânico em publis.  Em 2024, esses criadores de conteúdo não apenas conquistaram um grande número de seguidores, mas também conseguiram engajar seu público de maneira impressionante. Neste artigo, vamos conferir os resultados da análise de […]

10 lojas de casa e decoração com maior engajamento no Instagram em 2024

O segmento de casa e decoração tem visto um crescimento significativo, não apenas em termos de vendas, mas também no engajamento em plataformas sociais como o Instagram.  Afinal, a pandemia mudou o cenário e como resultado, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, o que naturalmente aumentou o interesse em tornar seus lares […]

10 casas de apostas com maior engajamento no Instagram em 2024

O universo das apostas esportivas tem experimentado um crescimento notável, não apenas em termos de usuários e receita, mas também no engajamento em plataformas sociais como o Instagram. Com cada vez mais jogadores, as plataformas precisam ser criativas e se destacarem em meio a concorrência.  Neste comparativo, vamos conferir os resultados da análise dos meses […]

Ranking: 10 figuras públicas com maior engajamento no Instagram em 2024

A interação e o engajamento nas redes sociais são mais que necessárias para a visibilidade e o sucesso de figuras públicas, refletindo diretamente em sua influência e alcance para os seus seguidores. O Instagram, conhecido por ser uma plataforma visualmente atrativa, é um termômetro excelente para medir esse impacto. Nos meses de janeiro a maio […]

10 lojas de varejo e multiprodutos com maior engajamento no Instagram no 1° Trimestre de 2024

A interação e o engajamento nas redes sociais têm se mostrado cada vez mais necessárias para o sucesso das marcas, especialmente no setor de varejo e multiprodutos.  Sem um nicho específico de produtos, as lojas que conseguem manter uma presença ativa e envolvente no Instagram estão se destacando e conquistando uma base de clientes cada […]

Comparativo de resultados: 1° Trimestre de 2024: 10 redes de restaurantes e fast foods com maior engajamento no Instagram em relação ao 3° Trimestre de 2023

O Instagram tem se mostrado cada vez mais como uma ferramenta essencial no marketing digital para restaurantes e redes de fast food. Ao responder de forma ágil às tendências e ao feedback dos consumidores, as marcas têm a oportunidade não apenas de se manter em destaque, mas também expandir sua base de clientes fieis.  Neste […]

RANKING: Comparativo de resultados: 1° Trimestre de 2024: Os 10 portais de notícias com maior engajamento no Instagram em relação ao 3° Trimestre de 2023.

No universo dinâmico das redes sociais, a presença digital dos portais de notícias desempenham um papel fundamental na disseminação de informações e no engajamento do público.  Neste comparativo, iremos analisar os resultados do 1° Trimestre de 2024 dos 10 portais de notícias com maior engajamento no Instagram, em relação ao 3° Trimestre de 2023. Vem […]

Comparativo de resultados: 1° Trimestre de 2024: 10 agências de comunicação e digitais com maior engajamento no Instagram em relação ao 3° Trimestre de 2023. 

No cenário das redes sociais a mudança das principais tendências do mercado são rápidas e as agências de comunicação e digitais desempenham um papel crucial na interação com o público e na disseminação de conteúdo. Neste comparativo, vamos analisar os resultados do 1° Trimestre de 2024 das 10 agências com maior engajamento no Instagram, em […]

Gemini x Chatgpt: Quais as principais diferenças entre as IAs do Google e OpenAI

Com o avanço da inteligência artificial, duas das principais plataformas que se destacam são o Gemini, desenvolvido pelo Google, e o ChatGPT, da OpenAI. Ambas já são usadas no Brasil e são exemplos notáveis de como a IA está transformando a interação entre humanos e máquinas.  Mas quais as principais diferenças entre o Gemini e […]

IA e inspiração: Como a inteligência artificial está auxiliando cada dia mais a criatividade 

Sabe aquela sensação incrível de ter uma ideia brilhante, que só vem quando menos se espera? Pois é, agora imagine ter uma ajudinha extra para que isso aconteça mais vezes e de forma ainda mais surpreendente.  A inteligência artificial já está quase em todo lugar, e cada vez mais se torna uma parceira e tanto […]
1 2 3 20
cross