Portal de Inteligência

Gostou desse conteúdo?

Mar aberto ou lago aberto: qual a melhor forma de monitorar as redes sociais?

Por Marcel Telles

Acredite ou não, a prática do Social Listening existe desde os primórdios das redes sociais. 

Em 2004, o Orkut foi lançado ao mundo como uma simples plataforma de interação, milhões de usuários ativos da época se reuniam em grupos fechados na plataforma para discutir entre gostos pessoais e interesses semelhantes, as famosas “comunidades”. Com toda certeza você já deve ter participado de uma das comunidades mais famosas do Brasil, como a célebre “eu odeio acordar cedo”.

Parece bem simplório, mas desde daquela época, profissionais da comunicação já se desdobravam para compreender as operações de monitoramento de redes sociais da época, que eram representados por termos bem diferentes do que utilizamos hoje em dia, como os “joinhas”.

Enquanto marca, a análise de dados e métricas deste monitoramento à moda antiga ou atual, se convertem em melhorias de produtos e serviços, produção de conteúdo, estratégias de marketing e muito mais. 

Essa prática, conhecida como Social Listening, ou “escuta social”, refere-se a monitorar atentamente as conversas e interações que ocorrem em diversos espaços online, abrangendo desde redes sociais até blogs, portais de notícias e canais de atendimento ao cliente. 

Mar Aberto e os primórdios do Social Listening

Há uma década, o monitoramento de redes sociais navegava em “mar aberto”, o termo refere-se ao método inicial de monitoramento, onde as plataformas exploram amplamente as vastas informações disponíveis na internet, utilizando palavras-chave e APIs abertas. Contudo, com a implementação de leis de privacidade como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) aqui no Brasil e a GDPR (General Data Protection Regulation) no continente Europeu, a partir de 2014, esse vasto oceano de informações foi restringido.

As regulamentações exigiram uma mudança drástica no uso e coleta de dados, transformando o “mar aberto” em águas mais controladas, onde a privacidade do usuário é uma prioridade. Desta forma, empresas e marcas foram desafiadas a encontrar novas formas de coletar dados do usuário sem comprometer a integridade e segurança de suas informações pessoais, mas como fazer isso em águas tão calmas? 

Lago Aberto e o Cenário do Social Listening Atual 

No cenário do lago aberto, o foco recai sobre a identificação dos principais influenciadores, público alvo e portais relevantes. Criar um mapa de stakeholders é essencial, permitindo uma compreensão profunda de quem são os reais protagonistas do momento e as principais tendências no mercado.

Construir um “açude” é a maneira ideal de estruturar e gerenciar a coleta de dados de maneira mais controlada. Definir parâmetros e objetivos claros para o monitoramento das principais redes sociais, concentrando-se em perfis comerciais específicos, é fundamental. 

E qual a melhor forma de monitorar as redes sociais?

A melhor forma de monitorar as redes sociais envolve uma abordagem estratégica que leva em consideração a evolução do cenário digital, sua estratégia de conteúdo, objetivos da sua marca e situação atual: 

Defina Objetivos Claros: Antes de iniciar o monitoramento, estabeleça objetivos específicos: Quais informações você deseja obter? Por que? Quais são os principais indicadores de desempenho?

Escolha a Abordagem Certa: Mar Aberto, se a legislação permitir e a ética for preservada, explore as vastas informações disponíveis na internet, utilizando palavras-chave e APIs abertas. Já no caso do Lago Aberto, defina claramente os objetivos do monitoramento, concentre-se em influenciadores e portais relevantes, criando um “açude” estruturado e objetivo. 

Considere a Privacidade do Usuário: Em conformidade com as leis de privacidade, seja transparente e ético na coleta de dados. Proteger a privacidade do usuário é necessário e fundamental.
Utilize Ferramentas de Social Listening: Utilize ferramentas de monitoramento de mídia social que permitem acompanhar menções da sua marca em toda a web. O Zeeng Inspire é uma ótima opção que torna todo o processo de visão das principais redes sociais e veículos de notícias e comunicação muito mais simples.

Seja qual for a sua estratégia, é inegável discutir que a maré já levou o conceito e a aplicação do Social Listening há novos territórios. 
Muito mais do que uma resposta às mudanças regulatórias e à evolução do cenário digital, o monitoramento de mídias sociais é sempre uma jornada inteligente para navegar entre métricas e dados, agora e adiante de maneira ética, eficiente e orientada por objetivos.

Marcel Telles

Gostou desse conteúdo?

Posts Relacionados

20 IAS gratuitas que todo o social media precisa conhecer

O papel das Inteligências Artificiais (IA), suas atualizações e utilizações no cenário digital tornaram-se um pilar fundamental para profissionais de tecnologia, marketing e para os profissionais de monitoramento de mídias sociais, os Social Media. Navegar por esse ecossistema de tecnologia pode ser desafiador e até questionável.  Questionamentos como “os profissionais de social media poderão ser […]

Zeeng Talks – IA: A ameaça ou a oportunidade do marketing?

A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas, e o marketing não é exceção. Muitos profissionais de marketing se perguntam se a IA é uma ameaça ou uma oportunidade para suas estratégias. Nesta edição do Zeeng Talks, debatemos sobre como a IA está moldando o marketing moderno e como […]

10 ferramentas gratuitas que todo social media precisa conhecer

Gerenciar as redes sociais pode parecer uma tarefa simples à primeira vista, mas quem está dentro desse universo sabe que é uma responsabilidade enorme!  Criatividade, análise, organização, produção de conteúdo e uma pitada de habilidades em design são necessárias quando falamos de administrar a persona de uma marca digitalmente. A função de um Social Media […]

Estratégias de SEO: Quais são as estratégias-chave para SEO em 2024?

Com o início de um novo ano, novas tendências e inovações são mais que esperadas, as áreas de consumo, produtos e serviços, análise de dados e criação de conteúdo são as mais atingidas quando falamos de expectativas e inovações. Em um cenário dinâmico de constantes atualizações de algoritmo, impulsionadas pelo crescimento exponencial da inteligência artificial […]

20 anos de Facebook: Ainda é viável monitorar a plataforma em pleno 2024?

Em meio a duas décadas de transformações digitais, o Facebook emergiu como um gigante comunicacional. A plataforma foi vertente para outras redes sociais do momento como o Instagram e o Threads, mantendo sua posição de destaque no cenário digital, ainda nos dias de hoje. Em 20 anos de história, desde da criação de sua tela […]

A cultura analítica no mercado da comunicação: Venha conferir tudo oque rolou no #5 Zeeng Talks

Mais um episódio de Zeeng Talks no ar! Venha conferir um resumão do que rolou no 5° episódio, onde exploramos a Cultura Analítica No Mercado Da Comunicação.  O Zeeng Talks é o nosso programa mensal no formato de LIVES, desenvolvido com o intuito de trazer especialistas de diferentes áreas da Comunicação, Marketing e do Universo […]

Zeeng Talks – A cultura analítica no mercado da comunicação

Se você trabalha no mercado da comunicação, já deve ter ouvido falar sobre a importância da análise de dados. Mas o que exatamente é a cultura analítica e como ela se aplica ao nosso setor? No mundo cada vez mais digital em que vivemos, a quantidade de dados disponíveis é imensa. Desde métricas de redes […]

Benchmarking na criação de conteúdo: como e por que fazer?

De um feed organizado de uma influenciadora de moda no Instagram a um canal do YouTube dedicado a jogos online, os elementos visuais e comunicacionais precisam ser levados em conta quando pensamos em estratégias e planejamento de conteúdo. A produção de conteúdo exige uma coreografia, é um desafio constante, e a busca pela excelência muitas […]

A importância do benchmarking no planejamento de comunicação em 2024

2024 já chegou e um novo ano requer um novo planejamento, especialmente na área de comunicação. Em um setor primordial em qualquer empresa e em constante mudança e evolução de acordo com as tendências do mercado, precisamos estar sempre atentos e preparados para as datas festivas, grandes lançamentos do ano de produtos e serviços, updates […]

Quais são os melhores dias e horários para publicar nas redes sociais?

Estar sempre presente no ambiente digital é crucial para o sucesso de qualquer marca nos dias atuais.  A era digital transformou a maneira como as empresas se conectam com seu público-alvo, tornando a presença online uma ferramenta indispensável, seu público pode até não estar em todas nas principais redes sociais, 24 horas por dia, 7 […]
1 2 3 18
cross